Coperlidere
RR MÍDIA 3
qualificação

Guardas Municipais realizam curso para atuar na proteção de autoridades durante eventos especiais

A GCM não para de se qualificar para oferecer maior segurança em todas as situações

14/07/2021 08h34
Por:

Por Ascom Prefeitura

Dois agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sete Lagoas participaram do curso “Direção Reativa, Escolta Vip", direcionado à escolta de autoridades, conhecida tecnicamente como segurança a dignitários. A qualificação foi realizada no último fim de semana, dando continuidade aos treinamentos de armamento e tiro realizados recentemente.

O treinamento abordou tópicos que incluem: segurança pessoal, combate veicular, manobras evasivas, direção defensiva, tiro reativo, formações e deslocamentos das equipes de segurança, posicionamento dentro das formações, embarque e desembarque da autoridade em condições normais, retirada da autoridade do local sob ataques, e simulação de segurança e escolta de autoridade. 

“Esta instrução tem como objetivo capacitar os guardas municipais para que realizem com excelência a proteção de autoridades e pessoas que possam visitar o município para questões de interesses da administração pública”, explica Sérgio Andrade, comandante da GCM.

Os dois agentes receberam instruções teóricas e práticas. O curso foi ministrado no Centro de Instrução Integrado de Segurança Pública e Privada – CIISSP, sediado em Nova Lima. A parte prática veicular foi ministrada na pista exclusiva da CNH Industrial/Iveco em Sete Lagoas.

Esta atribuição consta no Capítulo III, ART 5° da Lei 13.022 que diz – "Auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignitários". A capacitação foi ministrada pelos instrutores Vinícius Cavalcante, Cláudio Rego, Eric Rubens, Rafael Albuquerque, Ramon Lúcio e Ricardo Augusto. "Agradecemos ao grupo CIISSP e à Iveco pela parceria", finaliza Sérgio Andrade.

ARMAMENTO

Os agentes finalizaram, no início deste mês, o curso de tiro, uma das etapas finais do processo de armamento da CGM. O treinamento foi realizando em uma área específica para o fim e monitorado pela escola Tiro Rápido, uma das mais conceituadas de Minas Gerais. Todo o planejamento rumo a esta adequação é monitorado pela Polícia Federal que, inclusive, participa efetivamente deste período de encerramento. O treinamento foi uma exigência legal que determina 160 horas de prática, mais provas em alvos coloridos e humanóides utilizando revólver e pistola automática. Todo efetivo da GCM de Sete Lagoas participou.