Por Itasat
Se depender do retrospecto como mandante nos jogos eliminatórios na Copa Libertadores, o Atlético tem boas chances de passar pelo Boca Juniors, no duelo da próxima terça-feira, às 19h15, no Mineirão, pelas oitavas de final. Em toda a história da competição, o Galo disputou 13 partidas mata-mata em Belo Horizonte e marcou gol em 11 delas.
O Atlético disputou a Libertadores pela primeira vez em 1972, mas, devido aos regulamentos do torneio, encarou um duelo eliminatório somente em 2000, quando passou pelo Athletico-PR nos pênaltis nas oitavas de final, após vencer por 1 a 0 no Mineirão e perder por 2 a 1 na Arena da Baixada – na época não havia o gol qualificado como visitante.
De lá para cá, o Galo disputou mais 12 partidas mata-mata na Libertadores e só não marcou gol como mandante contra o Jorge Wilstermann-BOL, pelas oitavas de final de 2017 (foi eliminado após perder por 1 a 0 na Bolívia), e diante do Defensor-URU, pela terceira fase preliminar de 2019 (se classificou depois de vencer no Uruguai por 2 a 0).
Após empatar com o Boca Juniors por 0 a 0, na Argentina, o Atlético precisa vencer por qualquer placar na próxima terça-feira para se classificar às quartas de final da Libertadores. Só a vitória interessa ao time alvinegro, já que a competição internacional considera o gol qualificado como visitante critério de desempate. Em caso de empate por 1 a 1, 2 a 2, 3 a 3 e assim por diante, o Boca avança.
Em 2016, o Atlético viveu situação parecida com o Racing, também nas oitavas de final. Após empate sem gols no jogo de ida, na Argentina, o Galo precisava vencer na volta, em Belo Horizonte. O time alvinegro saiu na frente no placar, mas sofreu o empate cinco minutos depois, ainda no primeiro tempo. O placar de 1 a 1 classificava os argentinos. Somente aos 26 da etapa final que Lucas Pratto marcou o gol da vitória atleticana por 2 a 1 que deu a vaga ao Alvinegro nas quartas de final da Libertadores.
Confira os resultados do Atlético como mandante nos duelos eliminatórios na Libertadores:
2000
Atlético 1 x 0 Athletico-PR (oitavas de final)
Atlético 1 x 1 Corinthians (quartas de final)
2013
Atlético 4 x 1 São Paulo (oitavas de final)
Atlético 1 x 1 Tijuana-MEX (quartas de final)
Atlético 2 x 0 Newell’s Old Boys-ARG (semifinais)
Atlético 2 x 0 Olimpia-PAR (final)
2014
Atlético 1 x 1 Nacional de Medellín-COL (oitavas de final)
2015
Atlético 2 x 2 Internacional (oitavas de final)
2016
Atlético 2 x 1 Racing-ARG (oitavas de final)*
Atlético 2 x 1 São Paulo (quartas de final)
*Após empate por 0 x 0 no jogo de ida
2017
Atlético 0 x 0 Jorge Wilstermann-BOL (oitavas de final)
2019
Atlético 3 x 2 Danubio-URU (segunda fase preliminar)
Atlético 0 x 0 Defensor-URU (terceira fase preliminar)