RR MÍDIA 3
Coperlidere
Giro por Minas

Covid-19: baixa procura pela segunda dose dos imunizantes preocupa autoridades de saúde em Minas

Cidades mineiras registram baixa procura pela segunda dose das vacinas contra a covid-19

19/07/2021 10h01
Por:

Por Itasat

A baixa procura pela segunda dose das vacinas contra a covid-19 preocupa autoridades de saúde de várias cidades de Minas Gerais. A Itatiaia faz um giro pelas regiões do Estado para saber como está a situação em cada uma delas e o que tem sido feito pelas autoridades locais.

Vale do Aço

Em Ipatinga, no Vale do Aço, possivelmente o município poderá criar algumas ações para aplicação da segunda dose, como por exemplo, um dia D de vacinação para aqueles que precisam tomar a dose de reforço. Em Timóteo a procura pela segunda dose está acima dos 80% e o número de imunizados está dentro da expectativa da Secretaria de Saúde Municipal. Em Coronel Fabriciano, a prefeitura informou que como é a própria secretaria que faz os agendamentos da segunda dose o município não tem enfrentado dificuldades e as pessoas estão respeitando o ciclo de imunização. 

Triângulo Mineiro

Uberaba tem feito uma campanha de conscientização da população nas redes sociais. Segundo a prefeitura, os espaços da mídia local com reportagens em rádio, TV e mídia impressa têm ajudado a orientar as pessoas a tomarem a segunda dose e completarem o esquema vacinal o Executivo uberabense também informou que a adesão na cidade está muito boa. De acordo com o último levantamento, feito no início do mês, Uberaba tem menos de 100 doses em atraso e já se sabe que muitas dessas doses já foram aplicadas nos últimos dias. 

Também procuramos a Prefeitura de Uberlândia para entender como está a situação sobre a imunização com a segunda dose na cidade, mas não tivemos retorno. Segundo vacinêmetro, a maior cidade do interior de Minas tem mais de 423 mil pessoas imunizadas, 308.400 foram vacinadas com a primeira dose, 99.400 com a segunda dose e quase 15,5 mil pessoas receberam a dose única.

Sul de Minas

Em Poços de Caldas mais de 10 mil pessoas com comorbidades já receberam a primeira dose, mas ainda não completaram o prazo para a segunda, o que reforça a diferença de quase 50 mil pessoas que ainda estão com a imunização incompleta. Em Varginha a situação é a mesma: 53 mil pessoas receberam a primeira dose e apenas 16 mil a segunda. 

Em Passos, 12 mil portadores de doenças crônicas receberam a primeira dose e apenas 35 já tomaram a segunda, também por conta do prazo de 90 dias.

Em Pouso Alegre todo o grupo de professores, trabalhadores da indústria, do transporte coletivo e as lactantes receberam só a primeira dose. 

Norte de Minas

Em Montes Claros mais um mutirão foi realizado neste final de semana, dessa vez, principalmente para quem perdeu o prazo de aplicação da segunda dose. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, pessoas com 63 anos ou mais vacinadas na última semana de abril com a CoronaVac ou AstraZeneca já podem completar o ciclo vacinal contra covid-19. 

Na última sexta-feira (16), 23.165 doses da AstraZeneca chegaram a Montes Claros e serão distribuídas nesta segunda-feira aos 86 municípios da macrorregião de saúde Norte. A nova remessa é destinada a continuidade da aplicação da primeira dose em caminhoneiros, trabalhadores de indústrias e em pessoas com idade entre 50 e 59 anos. 

Na cidade a aplicação da primeira dose foi suspensa na última segunda-feira (12) e deve ser retomada nesta terça (20), dando sequência a aplicação em pessoas com 30 anos ou mais. 

Região dos Inconfidentes

Em Ouro Preto cerca de 15% da população já foi imunizada com as duas doses da vacina contra a covid-19. Foram mais de 11 mil segundas doses aplicadas na cidade de quase 75 mil habitantes. 

Já em Mariana, a Secretaria de Saúde informou que foram recebidas mais de 12 mil segundas doses e dessas, foram aplicadas 6.436 doses. Assim, cerca de 10% da população marianense já foi completamente imunizada. 

Zona da Mata

Em Juiz de Fora foram aplicadas 403.718 doses contra a covid-19 contando a primeira e a segunda dose, além da dose única. Desse total 120.031 pessoas foram completamente imunizadas. Em relação a primeira dose, 283.687 receberam a dose um das vacinas disponibilizadas. 

Nesta segunda a imunização na cidade ocorre para pessoas com 36 anos.