Por Ascom Prefeitura
Depois dos bairros, São Francisco, Nossa Senhora do Carmo II, Planalto, Alvorada e Itapuã I e II receberem o Mutirão de limpeza e capina realizada pela Prefeitura de Sete Lagoas, agora chegou a vez do bairro Manoa. Teve início nesta quinta-feira, 29 de julho, a ação conjunta, envolvendo Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Codesel, Combate à Dengue, Controle do Pernilongo e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
De acordo com a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira, este foi o quinto mutirão realizado este ano. "Mais do que fazer a limpeza, queremos ensinar aos moradores como eles podem evitar as doenças. As pessoas sempre acham que a doença está no vizinho, então, entramos nas casas para mostrar quais são os possíveis focos da dengue, da leishmaniose, e explicar ao morador como que ele pode evitar esses focos", salienta.
Moradores e comerciantes do Manoa devem ficar atentos para o mutirão de limpeza e capina, que continua também nesta sexta-feira, 30, inclusive com a disponibilidade do Castra Móvel na região do bairro Alvorada, na próxima semana. "Nós temos um cronograma para este ano. Iniciamos um bairro com o mutirão e seguimos na sequência com o Castra Móvel. Depois dos bairros Itapuã I e II, semana que vem será a vez do bairro Alvorada, na escola Vasco Damião", informa Patrícia Silveira.
O mutirão se concentra em retirada de galhos, materiais orgânicos em geral, garrafas, pneus, entre outros materiais inservíveis em praças, lotes e calçadas. O morador da rua Rio Negro, no bairro Manoa, Carlos Magno, antecipou a ação, podando as árvores do seu quintal, e fez questão de parabenizar as equipes pelo trabalho. "Para nós tem sido uma satisfação imensa, porque muitos dos trabalhos que estão sendo feitos aqui a gente não conseguiria fazer sozinho. E a gente tem muitas coisas que a coleta urbana não consegue levar, e a gente vai entulhando. É uma questão de saúde pública. Quando a Prefeitura tem essa ação, ela mostra que está preocupada com a saúde pública. Estamos muito gratos por isso", parabenizou o morador.
É sempre importante que a população dos bairros que recebem o mutirão antecipe a ação, podando galhos de plantas e árvores de seus lotes, retirando entulhos, recolhendo o lixo e colocando em sacos plásticos no passeio em frente ao imóvel, facilitando assim o trabalho das equipes.