Por Itasat
O Atlético alcançou a sétima vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Mesmo sem contar com o atacante Hulk, vetado por conta de uma conjuntivite, o Galo contou com Vargas como protagonista para vencer o Athletico-PR por 2 a 0, neste domingo, no Mineirão, pela 14ª rodada, e reduzir para apenas um ponto a diferença para o líder Palmeiras.
Após primeiro tempo fraco no Mineirão, onde as duas equipes pouco produziram, Vargas entrou no intervalo na vaga de Tchê Tchê e abriu o placar para o Galo em cobrança de pênalti, sofrido por Nacho Fernández. Oito minutos depois, o chileno fez boa jogada e deu o passe para o volante Neto ampliar para o Atlético e garantir mais uma vitória no Brasileirão.
Em 45 minutos intensos, Vargas ainda foi expulso no fim da partida, após dar uma cotovelada no jogador do Athletico-PR ao tentar proteger a bola.
O Furacão, que costumava ser um visitante indigesto para o Galo com cinco vitórias nos últimos oito jogos, saiu derrotado do Mineirão pela quarta vez no período.
Com o resultado, o Atlético chegou aos 31 pontos, um a menos que o líder Palmeiras, que empatou com o São Paulo na rodada. Já o Athletico-PR caiu para o sexto lugar, com 23.
Agora, o Galo volta as atenções para o duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Bahia, na próxima quarta-feira (4), às 21h30, em Feira de Santana (BA). Como venceu por 2 a 0 no Mineirão, o Atlético poderá até perder por um gol de diferença para se classificar.
No Brasileirão, o Atlético joga novamente no outro domingo (8), às 16h, diante do Juventude, no estádio Alfredo Jaconi. Já o Athletico-PR recebe o São Paulo no sábado (7), às 18h, na Arena da Baixada.
O jogo
O Galo iniciou a partida com mais posse de bola e pressionando o Furacão, que ficava esperando atrás para tentar encaixar um contragolpe. No entanto, não acontecia nada na partida. Nem o Atlético conseguia finalizar com perigo e nem o Athletico-PR saía de trás com qualidade.
Desta forma, o duelo permaneceu truncado no meio-campo. Sentindo a falta de Hulk em campo, o time alvinegro trocava passes, mas encontrava dificuldades para finalizar as jogadas com qualidade. Em todas, o goleiro Bento defendeu sem problemas.
O único lance de emoção na etapa inicial foi em uma tentativa do volante Richard de cortar a bola na entrada da área no ataque do Galo e quase marcou gol contra.
Vargas entra, decide e é expulso no fim
Para a etapa final, o Galo voltou mais ofensivo. Cuquinha tirou Tchê Tchê para colocar Vargas na equipe. O chileno passou a ocupar o lado esquerdo do ataque que estava vazio.
Mas foi o Furacão que teve a melhor chance da partida. Logo aos seis minutos, Nicolas cruzou e Dodô errou o tempo da bola e não conseguiu afastar o perigo. Cittadini dominou e tocou para Jadson, quase na marca do pênalti. No entanto, o meio-campista errou o alvo e perdeu uma chance incrível.
Se o Furacão desperdiçou a oportunidade de abrir o placar, o Galo não. Nacho recebeu na área e tentou driblar Richard, mas o volante deixou o cotovelo no argentino, que caiu. O árbitro não teve dúvida e assinalou pênalti. Vargas foi para a cobrança e colocou o Atlético na frente no Mineirão.
Logo em seguida, o Athletico-PR teve a chance do empate, mas perdeu de novo. Cittadini recebeu na área, mas pegou mal na bola e chutou para fora.
Aos 19 minutos, o volante Neto entrou na vaga de Zaracho e já chegou causando. No minuto seguinte levou cartão amarelo por uma falta, mas quatro minutos depois marcou o segundo gol do Galo. Vargas fez boa jogada pela direita de ataque e cruzou para a entrada da área. O jovem pegou de primeira e contou com o desvio no jogador do Furacão para enganar o goleiro Bento e balançar as redes.
Decisivo ao marcar o primeiro gol e dar passe para o segundo do Galo, Vargas foi expulso no fim da partida. O chileno recebeu o amarelo aos 40 minutos por falta em Thiago Heleno. Aos 44, o atacante levou a segunda advertência por cotovelada em Pedro Henrique.
Atlético 2 x 0 Athletico-PR
Atlético: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Dodô (Calebe); Allan (Hyoran) e Tchê Tchê (Vargas); Savarino, Nacho e Zaracho (Neto); Sasha (Réver). Técnico: Cuca
Athletico-PR: Bento; Khellven (Marcinho), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolas; Richard (Erick), Léo Cittadini e Jadson (Terans); Canesin (Christian), Carlos Eduardo (Jaderson) e Renato Kayzer. Técnico: António Oliveira
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1º de agosto de 2021, domingo, às 16h
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Vargas (15’/2º), Neto (23’/2º)
Cartão Amarelo: Mariano, Neto, Vargas (Atlético); Thiago Heleno, Christian, Erick (Athletico-PR)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Alex dos Santos (SC)
VAR: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)