Por Itasat
Minas Gerais lidera ranking nacional de vacinação contra gripe influenza, mas a cobertura ainda está longe do ideal. É o que mostra um balanço divulgado nesta quarta-feira (04), pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
De acordo com os dados, em relação aos grupos prioritários já estão vacinadas 6.020.271 pessoas, o que representa apenas 69,7% deste grupo. Entretanto, o que chama a atenção é que mesmo com a ampliação divulgada no dia 9 julho para que todos se vacinem contra a gripe, Minas ainda vive um desafio para atingir a cobertura de 90% da população, meta indicada pelo Ministério da Saúde
Segundo a coordenadora estadual de imunização da Secretária de Saúde de Minas, Josiane Gusmão, mesmo com nível baixos, o estado se mantém líder em imunização quando comparado a todo o país. “Os indígenas atingiram 96,4%, as puérperas 81%, as crianças 76,1%, gestantes 69,2%, trabalhadores da saúde 68,6% e as pessoas com 60 anos ou mais 67,1%. É importante que principalmente as pessoas incluídas nesses grupos busquem a vacinação apara que fiquem protegidas contra a influenza” detalhou.
Josiane afirma que praticamente todos podem e devem se vacinar contra a gripe, menos em duas situações. “As contraindicações da vacina contra a influenza são as crianças com menos de 6 meses de idade e as pessoas com histórico de anafilaxia em doses anteriores e que apresentem contraindicação a doses subsequentes” explicou.
Lembrando que pessoas que querem se vacinar contra a gripe influenza precisam ter um intervalo de 15 dias antes ou depois da vacina contra a Covid-19.