Por Itasat
Se por um lado em todo mundo está aumentando a preocupação com uma nova onda da pandemia, por outro especialista afirma que a vacinação ainda é considerada uma forma crucial para o combate das novas variantes do coronavírus, sobretudo da variante Delta já que os imunizantes disponíveis no Brasil têm efeito imunológico contra ela.
De acordo com a médica infectologista, Cláudia Murta, o grande ganho da vacina contra covid-19 é a redução da gravidade dos casos. “Então ao invés de ter um quadro muito grave eu vou ter um caso leve e moderado” contou.
Segundo a especialista, o cenário em países como a China, que está isolando novamente milhares de pessoas, e os Estados Unidos, que mesmo com o avanço da vacinação está regredindo e anunciando medidas de contensão a pandemia, não é motivo de preocupação.
“Esses países estão indicando o retorno do uso de máscara e o reforço das medidas de contensão do vírus, exatamente para bloquear a disseminação e transmissão de pessoa para pessoa. Isso não é nenhum alarde, não para ninguém ficar atemorizado o que a gente pode fazer é se vacinar e reforçar as medidas de contensão do vírus. Não deixem de usar máscara, não deixem de lavar as mãos e não façam aglomerações, é assim que a gente vai vencer o vírus” explicou a infectologista.
Cláudia Murta reforça ainda que as vacinas são importantes e que já estão segurando o número de internações. “O número de internações e de casos graves caiu muito em Belo Horizonte, no estado de Minas e também no restante do país, então as vacinas são sim muito eficazes. Existe uma preocupação grande de que muitas pessoas estão tomando a primeira dose da vacina e não voltam para tomar a segunda dose. É extremamente importante que as pessoas completem as duas doses” alertou.