Por Itasat
O Atlético disputa diante do River Plate, nesta quarta-feira (18), às 21h30, no Mineirão, sua 18ª partida contra um clube argentino, em Belo Horizonte, por uma competição oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). E nos 17 jogos anteriores, apenas uma vez foi registrado um placar que decretaria no tempo normal a eliminação do time de Cuca, que joga pelo empate após fazer 1 a 0 no confronto de ida pelas quartas de final da Copa Libertadores na última quarta-feira (11), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Em 24 de setembro de 1978, no primeiro jogo oficial do Galo contra um clube argentino, ele foi derrotado por 2 a 1 pelo Boca Juniors, no triangular semifinal da Libertadores daquele ano. Este placar decretaria a eliminação alvinegra diante dos millonarios por causa dos gols como visitante, pois eles são critérios de desempate.
Nos 17 jogos já disputados, há apenas mais uma derrota, 20 anos depois, em 23 de setembro de 1998, por 1 a 0, para o Rosario Central, pela Copa Conmebol, lembrando que este placar, a favor do River Plate, na próxima quarta-feira, decreta a decisão por pênaltis.
Isso mostra que neste milênio nenhum argentino venceu o Galo em Belo Horizonte. São 11 partidas a partir de 2000, nove vitórias alvinegras e dois empates, o último deles diante do Boca Juniors, no último dia 20 de julho, com o Atlético garantindo sua classificação às quartas de final nos pênaltis.
Retrospecto
Nos 17 jogos oficiais contra argentinos em Belo Horizonte, são 11 vitórias atleticanas, quatro empates e essas duas derrotas. O Galo marcou 33 gols e sofreu 14.
Foram 11 jogos no Mineirão, com seis vitórias, três empates e os insucessos diante de Boca Juniors e Rosario Central.
No Independência, o Atlético está invicto diante de argentinos, em jogos oficiais. Em seis partidas, venceu cinco e empatou apenas uma.
Amistosos
No total, são 27 os jogos do Galo contra clubes argentinos na capital mineira, isso se forem considerados os amistosos. Aí a conta muda um pouco, pois nessas dez partidas que não valeram por competições oficiais o Atlético tem quatro derrotas, sendo duas para o Racing, uma para o Chacarita Juniors e outra para o Rosario Central, sendo os três primeiros jogos no velho Independência e o último no Estádio Antônio Carlos, em Lourdes.
O desafio do time de Cuca é grande, pelo histórico recente do River Plate como visitante nas etapas de mata-mata da Copa Libertadores, mas além da vantagem construída em Buenos Aires e da qualidade do seu time, o Atlético ainda tem o retrospecto ao seu lado na grande decisão da próxima quarta-feira.