Por Itasat
O Atlético enfrenta o Fluminense pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro na próxima segunda-feira (23), às 20h, em São Januário. Além de defender a liderança da competição, o Galo busca alcançar outro objetivo nesta partida: vencer o Fluminense no Rio de Janeiro depois de seis anos.
A última vitória atleticana como visitante diante do Flu foi em agosto de 2015, pelo Brasileirão. O Galo venceu por 2 a 1 no Maracanã, com gols de Giovanni Augusto e Patric.
Desde então, os times se enfrentaram mais cinco vezes no Rio de Janeiro, sempre pelo Campeonato Brasileiro, com três derrotas do Atlético e dois empates.
Mas, neste ano, o time do técnico Cuca tem um trunfo importante para tentar superar esse tabu: o Galo é o melhor visitante do Brasileirão até aqui. Em oitos jogos fora de casa, o Atlético venceu seis vezes e perdeu apenas duas, com aproveitamento de 75%. Foram nove gols marcados e seis sofridos.
TRÊS PONTOS NA BAGAGEM
A primeira vitória do Galo como visitante foi diante do Sport, na 2ª rodada, quando venceu por 1 a 0, gol de Hulk. Depois, venceu o Internacional, pelo mesmo placar, com gol de Nathan.
Na sequência, ocorreram as duas derrotas fora de casa: Contra o Ceará, por 2 a 1 e diante do Santos, por 2 a 0. A partir da 9ª rodada, o Galo sempre somou três pontos como visitante, contra Cuiabá, América, Corinthians e Juventude.
1 A 0
Existe uma máxima em campeonatos de pontos corridos que, independente do placar, o importante é o resultado, ou seja, você pode golear ou ganhar de 1 a 0, o que vale são os três pontos conquistados.
E o time alvinegro tem mostrado que isso é realmente válido. Todas as vitórias do Galo fora de casa foram garantidas por apenas 1 gol de diferença. Em quatro, dos seis triunfos, pelo placar mínimo de 1 a 0.
HISTÓRIA DIFERENTE EM 2020
Se neste ano o Atlético apresenta um ótimo desempenho como visitante, no Brasileirão de 2020 a história foi diferente. O Galo terminou a competição como o melhor mandante, com apenas uma derrota dentro do Mineirão, mas foi mal fora de casa, o que se tornou o grande “calcanhar de Aquiles” da equipe de Sampaoli.
Em 19 jogos o Galo somou apenas 22 pontos, com seis vitórias, nove derrotas e quatro empates. Em um comparativo apenas do 1º turno, o Atlético fez nove pontos. Neste ano, pode fechar as primeiras 19 rodadas com 24 pontos, caso vença seus próximos dois compromissos como visitante, contra Fluminense e Bragantino.