RR MÍDIA 3
Coperlidere
Retrospecto

Atlético desafia escritas para abrir vantagem diante do Fluminense na Copa do Brasil

Pela competição, Galo não vence no Rio desde 1995 e neste século soma seis derrotas

26/08/2021 09h36
Por:

Por Itasat

O Atlético encara o Fluminense nesta quinta-feira (26), às 21h30, no Estádio Nilton Santos, no jogo de ida entre eles pelas quartas de final da Copa do Brasil, tentando encerrar um jejum de 26 anos sem vitória no Rio de Janeiro pela competição.

O histórico do Galo na Cidade Maravilhosa, pelo segundo torneio nacional, é muito ruim. A partida contra o Tricolor será a décima, e o retrospecto é de apenas uma vitória, um empate, contra o rival desta quinta-feira, na edição de 2000, e sete derrotas. São nove gols marcados e 23 sofridos.

Neste século, foram seis os jogos do Atlético no Rio de Janeiro. E saiu derrotado de todos eles, sendo quatro contra o Botafogo e dois diante do Flamengo.

O desafio do time de Cuca é repetir o feito alcançado apenas uma vez na capital carioca, que é vencer uma partida de Copa do Brasil. Em 10 de maio de 1995, fez 1 a 0 no Vasco, no Maracanã, com um gol marcado pelo volante Carlos.

A outra vez que não saiu derrotado foi em 15 de junho de 2000, quando empatou por 3 a 3 com o Fluminense, no Maracanã, com Lincoln (2) e Cláudio Caçapa marcando os gols alvinegros.

Este foi o primeiro dos três confrontos, entre dez contra clubes da cidade do Rio de Janeiro, que o Atlético venceu. Depois, passou pelo América-RJ, na segunda fase de 2007, com o time carioca mandando a partida no seu estádio, o Giulitte Coutinho, que fica em Mesquita, que integra a Região Metropolitana da capital fluminense.

A classificação mais lembrada pelo torcedor, diante de um carioca, foi na semifinal de 2014, ano em que o Galo foi campeão da Copa do Brasil passando pelo Flamengo.

No Nilton Santos, local da partida desta quinta-feira, o Atlético jogou duas vezes pela Copa do Brasil, sempre contra o Botafogo, perdeu ambas e não marcou gol.

Sempre pelas quartas de final, foi derrotado e eliminado em 2008, ao perder por 2 a 0, e em 2017, quando foi goleado por 3 a 0 na sua última partida na Cidade Maravilhosa pela competição.

Assim, o desafio do Galo de Cuca é quebrar escritas nesta quinta-feira para ficar mais próximo das semifinais da Copa do Brasil.