Por Ascom Prefeitura
Sete Lagoas termina a quarta semana de agosto somando 23.118 contaminações por Covid com a confirmação de 12 casos: cinco mulheres e sete homens. A cidade tem hoje 139 pessoas com alguma síndrome gripal inespecífica sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (44% a menos que na semana passada) e 6.462 que já tiveram o acompanhamento concluído. Desde o início da pandemia 47.879 testes deram resultado negativo. A cidade segue sem novos óbitos por complicações associadas à Covid, mantendo 604 óbitos, sete pacientes hospitalizados com resultado positivo, 51 pessoas em isolamento domiciliar e 22.456 pacientes já curados.
Hospitalizados
Dos 14 internados hoje, nove estão em UTI e cinco em enfermaria. Entre os internados em UTI, são cinco de Sete Lagoas, dois de Papagaios, um de Abaeté e um de Paraopeba. Dos internados, dez testaram positivo, um teve resultado negativo e três aguardam resultados de exames. No Hospital Nossa Senhora das Graças são quatro internações, uma delas em leito de UTI do SUS. No Hospital Municipal estão hoje seis internados, todos em UTI. No Hospital da Unimed são quatro pacientes internados, sendo dois em UTI. A UPA segue sem pacientes Covid internados. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, SUS e particular, está hoje em seu menor patamar desde o início do ano, 25,7%. Levando em conta apenas os leitos do SUS, essa taxa está em 33,3%.
Onda Verde
O Comitê Local de Enfrentamento da Covid - formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, de hospitais particulares, da Guarda Municipal e da Polícia Militar – decidiu, na tarde desta quinta-feira, 26, avançar Sete Lagoas para a Onda Verde do programa Minas Consciente. As decisões foram publicadas ainda ontem no Decreto Municipal Nº 6.619. A principal decisão foi a liberação de até 30% da capacidade de público em estádios, o que representa, na atualidade, 3.900 torcedores na Arena do Jacaré. Não será permitido o comércio ambulante de bebidas alcoólicas dentro e no entorno do estádio. Os portões do estádio serão abertos 3 horas antes do jogo e fechados meia hora antes da partida começar. Torcedores deverão apresentar teste PCR negativo para Covid. Gestantes e menores de idade estão proibidos de entrar no estádio. Já ambientes fechados podem receber até 50% da capacidade, até o limite de 300 pessoas, enquanto locais abertos podem receber até 50% da capacidade, até o limite de 600 pessoas, e o horário foi estendido até 01h da manhã. Bares e restaurantes continuam podendo funcionar até 01h da manhã. Já os cinemas poderão ter ocupação de até 50%.
Vacinação
Hoje a Prefeitura aplicou a 1ª dose nas pessoas a partir de 26 anos e a 2ª dose da Astrazeneca e da Pfizer para quem tomou a 1ª dose até 27 de maio. Neste sábado, 28 de agosto, recebem a 1ª dose as pessoas a partir de 25 anos de idade, em três locais, todos a pé: Drogasil – Av. Villa Lobos, 622, Jardim Cambuí; Serviço de Atendimento Especializado (SAE) – rua Itália Pontelo, 41, Chácara do Paiva, ao lado do SAMU; e Ginásio Vinício Dias Avelar – av. José Sérvulo Soalheiro, 2420, bairro Nova Cidade. Na próxima segunda-feira, 30, se vacinam as mulheres a partir de 24 anos, no Sesc - entrada pela rua Professor Abeylard (a pé) e no Unifemm (drive-thru). Já na terça, 31, é a vez dos homens a partir de 24 anos, também no Sesc (a pé) e na Una - Av. Secretário Divino Padrão, 1.411 (a pé), sempre de 09h às 16h. Em caso de grande demanda serão distribuídas senhas até às 15h30. Documentos: identidade com foto, carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF e comprovante de endereço em nome da pessoa. Quem não tem o comprovante deve solicitar junto ao ESF mais próximo de casa.
Doe 1Kg de alimento não perecível ou ração animal na campanha Vacinação Solidária. Realização: Prefeitura. Apoio: Sicoob Credisete e CDL Sete Lagoas. Até esta quinta, 26, receberam a 1ª dose 145.118 pessoas (60% da população). A 2ª dose foi aplicada em 52.232 pessoas e a dose única em 5.814 pessoas. Somando 2ª dose e dose única, 24% da população está imunizada. Continue seguindo as recomendações de uso de máscara, distanciamento social e higiene frequente das mãos. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus