Coperlidere
RR MÍDIA 3
INVESTIGAÇÃO

Covid-19: agências dos EUA concluem que vírus não foi desenvolvido como arma biológica

Quatro agências avaliaram, com pouca confiança, que ele alcançou humanos por meio de animais infectados

31/08/2021 10h21
Por:

Por Itasat

As agências de inteligência dos Estados Unidos não foram capazes de determinar conclusivamente como a pandemia da covid-19 surgiu. É o que aponta o resumo de um relatório confidencial divulgado na última sexta-feira (27). 

Por outro lado, elas concordam em dois pontos: de que o coronavírus não foi desenvolvido como arma biológica, ao mesmo tempo que as agências não acreditam que as autoridades chinesas tinham conhecimento prévio do vírus.

"Todas as agências entendem que há duas hipóteses plausíveis: exposição natural a um animal infectado e incidente associado a laboratório”, diz o relatório. 

Quatro agências avaliaram que a covid-19 pode ter surgido através da "exposição natural a um animal infectado pelo coronavírus ou por um vírus progenitor similar". No entanto, elas apontaram "confiança baixa" nessa conclusão.

O resumo foi extraído de um relatório confidencial mais longo apresentado ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na última terça-feira (24).

Na sexta, Biden afirmou que há "informação crucial" sobre as origens da pandemia da covid-19 na China, mas autoridades do país asiático têm trabalhado para impedir investigadores internacionais de acessá-la.