Por Itasat
Num momento complicado, pois está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, há uma semana, após a realização de exames de rotina que revelaram um problema de saúde, Pelé disputava há exatos 65 anos sua primeira partida como jogador do Santos.
Após chegar à Vila Belmiro em junho de 1956, em 7 de setembro do mesmo ano, menos de dois meses antes de completar 16 anos, ele foi relacionado pelo técnico Lula para a viagem a Santo André, onde o Peixe disputaria um amistoso contra o Corinthians local.
A partida, realizada no Estádio Américo Guazzelli, na cidade do Grande ABC, tinha em disputa o Troféu Independência – Prefeitura de Santo André.
O Santos contava na formação inicial com alguns dos grandes nomes da sua história, como o goleiro Manga, o volante Zito, o atacante Jair Rosa Pinto e o meia Del Vecchio, que na etapa final deu lugar a Pelé, que naquela época era chamado ainda de Gasolina, apelido que trazia dos tempos de Bauru Atlético Clube, de onde saiu para defender o peixe levado por Valdemar de Brito.
Neste amistoso, Pelé marcou o primeiro dos 1.091 gols que anotou pelo Peixe em 1.116 jogos, o que dá uma média de 0,97. No total, foram 1.282 bolas na rede em 1.375 jogos, média de 0,93. A primeira vítima foi o goleiro Zaluar, que tinha entrado no lugar de Antoninho.
O gol de Pelé foi o sexto da goleada de 7 a 1 do Santos sobre o Corinthians de Santo André, o que garantiu ao então garoto a sua primeira taça.
A ficha do jogo
CORINTHIANS DE SANTO ANDRÉ 1
Antoinho (Zaluar); Bugre e Chicão (Itamar); Mendes, Zico e Chanca; Vilmar, Cica, Teleco (Baiano), Rubens e Dore.
SANTOS 7
Manga; Hélvio e Ivan (Cássio); Ramiro (Fioti), Urubatão e Zito (Feijó); Alfredinho (Dorval), Álvaro (Raimundinho), Del Vecchio (Pelé), Jair Rosa Pinto e Tite. Técnico: Lula
DATA: 7 de setembro de 1956
ESTÁDIO: Américo Guazzelli
CIDADE: Santo André (SP)
MOTIVO: Amistoso
GOLS: Alfredinho, aos 33, Del Vecchio, aos 35, Álvaro, aos 36, e Alfredinho, aos 44 minutos do primeiro tempo; Del Vecchio, aos 16, Vilmar, aos 39, e Jair Rosa Pintos, aos 44 minutos do segundo tempo
ÁRBITRO: Abílio Ramos