Por Itasat
Minas Gerais espera receber, entre esta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), 280.740 doses da vacina Cominarty, da farmacêutica norte-americana Pfizer. Com os imunizantes, o estado espera que cidades com cronograma atrasado consigam regularizar a situação.
Este é o caso de importantes cidades do Sul de Minas, que suspenderam aplicações em primeira dose por falta de vacinas. Em Varginha, as imunizações estão paralisadas em mulheres de 23 anos; em Poços de Caldas no público de 20 anos; e em Pouso Alegre em pessoas com 22 anos. Devido à reserva de vacinas, a aplicação em segunda dose segue normalmente.
Com a chegada da vacina da Pfizer, os municípios também poderão iniciar a vacinação em adolescentes. O imunizante norte-americano é o único com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação no grupo em território brasileiro.
Apesar dos atrasos, Minas cumpre com o cronograma inicial de vacinação apresentado pelo governo. Inicialmente, era prevista a vacinação, em primeira dose, de todos os adultos em outubro — prazo antecipado para setembro com o aumento da disponibilidade de vacinas, enviadas pelo Ministério da Saúde.
Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os municípios mineiros receberam 22.697.688 doses de imunizantes contra a covid-19. A cobertura vacinal da população acima de 18 anos está em 83,92%. Completaram a imunização com a segunda dose 38,31%.