Por Itasat
Inconformados com a exclusividade do Cruzeiro para mandar jogos com torcida na Série B, os clubes participantes da competição decidiram nesta quarta-feira, após o Conselho Técnico com a CBF, que irão ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tentar cassar a liminar favorável à Raposa.
“Os clubes decidiram, por unanimidade, conjuntamente pleitear junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol a reconsideração ou reforma da decisão liminar que autorizou o Cruzeiro Esporte Clube a retornar com o público em suas partidas como mandante, em respeito ao regulamento da competição aprovado em reunião de Conselho Técnico realizada no dia 25 de março de 2021”, diz o trecho do comunicado divulgado pela CBF.
Esta será a segunda vez que clubes tentarão acabar com o benefício concedido ao Cruzeiro. No mês passado, Goiás e Londrina, além da CBF, entram com pedido no STJD para que fosse revogada a liminar da Raposa. Contudo, no dia 25 de agosto, o órgão negou a solicitação para que a equipe celeste não tivesse público no estádio em seus jogos.
Na decisão, o presidente do STJD, Otávio Noronha, alegou que o Conselho Técnico dos clubes referido pela CBF foi realizado em março deste ano, quando o contexto social devido à pandemia da covid-19 era diferente do atual. Agora, resta saber qual será o argumento utilizado pelas equipes da Série B para tentar cassar a liminar do Cruzeiro.
A Raposa jogará com público no próximo sábado (11), às 11h, contra a Ponte Preta, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 23ª rodada da Série B. A venda de ingressos, inclusive, já foi iniciada no último sábado (4).
80% das cidades precisam ser autorizadas para ter a volta do público
No Conselho Técnico na CBF envolvendo os clubes da Série B do Campeonato Brasileiro ficou decidido que o retorno dos torcedores às arquibancadas será autorizado para todos quando 80% das cidades dos clubes envolvidos tiverem o ‘ok’ das autoridades sanitárias.
Em entrevista após a reunião, o presidente do Remo, Fábio Bentes, afirmou que, dos 16 municípios, há nove liberados pelos governos locais. Ainda existem outros dois em processo. Para se chegar ao número de 80%, precisariam de 13 cidades autorizadas a receberem público nos estádios para haver a liberação para todos os clubes na Série B.
Uma nova reunião foi marcada para o dia 17 de setembro para verificar se já há o mínimo de cidades liberadas. As capacidades máximas dos estádios para receber o público serão definidos de acordo com as autoridades locais.