RR MÍDIA 3
Coperlidere
Minas Consciente

Todas as macrorregiões de Minas vão estar na Onda Verde a partir do próximo sábado

Triângulo do Sul era a única região que ainda não havia progredido e ganhou autorização nesta quinta

09/09/2021 13h55
Por:

Por Itasat

A partir do próximo sábado (11), todas as macrorregiões de saúde de Minas Gerais vão estar na Onda Verde do programa Minas Consciente. A única região que ainda não tinha progredido era a Triângulo do Sul, que poderá avançar conforme anunciado nesta quinta-feira (9), pelo Comitê Extraordinário Covid-19.

Com a mudança, todo o Estado ficará na fase mais flexível do plano criado para a retomada gradual e segura das atividades econômicas.

De acordo com o governo de Minas, o avanço das regiões para a onda mais flexível se dá pela melhora dos indicadores que monitoram a pandemia, além da previsão de queda dos índices, puxados pelo avanço da vacinação. Mais de 20 milhões de doses já foram aplicadas em Minas Gerais. Além disso, 40% da população adulta (18 anos ou mais) receberam a segunda dose ou dose única do imunizante.

Em entrevista, o secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, comemorou o avanço. “O protocolo se mantém sempre no uso de máscara, no distanciamento, mas, por exemplo, em eventos a permissividade é maior. Ao ar livre, por exemplo, pode ser usada toda a lotação do espaço, até 600 pessoas, acima disso somente vacinados. É um momento muito positivo.”

Além dos números da imunização em Minas, outros indicadores da pandemia foram apresentados pelo Comitê Covid. Conforme o último relatório, a taxa de incidência do coronavírus registrou queda de 37% na última semana e de 44% nos 14 dias anteriores. Já as internações caíram 35% em quatro semanas. Vinte e cinco pessoas pacientes aguardam por uma vaga de UTI Covid. Esse número chegou a 227 em meados de junho.