Sete Lagoas
Principal 6
novo super
Principal 5
Principal 3
Novo Sete
Anuncio ramises
Principal 2
Principal 1
Principal 4
Estudo

UFMG desenvolve vacina única que imuniza contra gripe e Covid-19

Testes em humanos estão previstos para começar apenas em 2022: segundo a universidade, pesquisa ainda está nas etapas iniciais

11/09/2021 10h31
Por: Ricardo Chaves

Por Itasat

Uma vacina que imuniza contra a gripe e a Covid-19 está em fase de desenvolvimento em Belo Horizonte. O estudo é feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ainda está na fase inicial, com testes em camundongos. Os testes em humanos devem ser feitos apenas em 2022.

Com o objetivo de imunizar contra a influenza e o Sars-Cov 2 ao mesmo tempo, a pesquisa pretende impedir o clico de vida do vírus.  

Conforme o estudo, quando se retirou uma proteína do vírus da gripe, ela não se multiplicou. Este mesmo processo foi feito com o vírus causador da Covid-19, possibilitando a imunização contra as duas doenças.

Parte da pesquisa é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Apesar disso, conforme a UFMG, ainda faltam recursos para prosseguir com o estudo.

SpinTec

A UFMG aguarda liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testar a SpinTec em humanos. A vacina deve ser usada como reforço, visto a maior parte da população já tomou alguma dose de imunizante contra Covid-19.

Para aprovação, ainda é necessário apresentar um dossiê feito pelos cientistas que participam do projeto.

Se aprovada eficácia da SpinTec e o uso seja liberado no país, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) será responsável pela fabricação.