Por Itasat
O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, afirmou, em sessão na Câmara dos Deputados, que todas as termelétricas sob a responsabilidade da empresa estão em funcionamento e culpou a carga tributária pela alta dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha.
Joaquim Silva e Luna, falou, nesta terça-feira (14), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado. No depoimento, ele explicou que a Petrobras não repassa aos consumidores a flutuação internacional do preço do petróleo culpando a carga tributária pela alta no preço da gasolina.
"A gasolina é feita de petróleo. Outros complementos são colocados. Todo esse custo de produção tem sido colocado com o máximo de cuidado. Sabemos ser uma série de incidência, de imposto, mas não tem a ver com o custo da Petrobras, que não passa a volatilidade momentânea dos preços internacionais de petróleo", afirmou.
O presidente da Petrobrás garantiu que a Petrobras tem compromisso com o povo brasileiro, apesar de ser uma empresa de capital misto, e afirmou não haver espaço para aventuras na gestão da empresa.
"A Petrobras é uma sociedade de economistas sujeita à rigorosa governança. Não tem espaço para qualquer tipo de aventura dentro da empresa. Ela contribui de forma efetiva para a sociedade brasileira", completou.