Por Itasat
Apenas adolescentes com comorbidades serão vacinados contra a Covid-19 em Minas Gerais. Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) explicou que a decisão ocorre em conformidade com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Em nota técnica, a pasta destacou que o Ministério da Saúde revisou a recomendação e optou pela imunização apenas de adolescentes que possuem comorbidades, incluindo gestantes, puérperas e lactantes.
Os adolescentes que não possuem comorbidades e já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem aguardar as próximas orientações do Ministério da Saúde para aplicação ou não da segunda dose.
Em nota, o Conselho Nacional de Secretárias de Saúde (Conass) explicou que solicitou a prioridade de vacinação para idosos com 60 anos ou mais.
“A vacinação de todos os adolescentes é segura e será necessária, priorizando neste momento aqueles com comorbidade, deficiência permanente e vulneráveis como os privados de liberdade e em situação de rua. Havendo quantitativo de doses suficientes para atender a estas prioridades deve imediatamente ser iniciada a vacinação dos demais adolescentes”, diz o texto.