Por Ascom Prefeitura
Sete Lagoas chega nesta quinta-feira, 16 de setembro, contabilizando um total de 23.273 contaminados por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de oito casos: duas mulheres e seis homens. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 203 pessoas e 6.755 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 48.490. A cidade segue sem novos óbitos por Covid há mais de duas semanas, já que o óbito suspeito divulgado no boletim de ontem teve resultado negativo. A cidade mantém 607 óbitos, um paciente hospitalizado com resultado positivo, 50 pessoas em isolamento domiciliar e 22.615 curados.
Hospitalizados
Dos 13 internados hoje, oito estão em UTI e cinco em enfermaria. Na UTI, são dois de Sete Lagoas, e os demais de Campos Altos, Quartel Geral, Melo Viana, Funilândia, Biquinhas e Pequi. Entre os internados, sete testaram positivo para Covid, dois tiveram resultado negativo e quatro aguardam resultados de exames. No Hospital Nossa Senhora das Graças são quatro internações, uma delas em UTI. No Hospital Municipal estão sete internados, todos em UTI. No Hospital da Unimed são dois pacientes, ambos em enfermaria. A UPA segue sem internações. Somando-se todos os leitos UTI Covid na cidade, tanto públicos quanto particulares, a taxa de ocupação hoje é de 22,8%. Considerando apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice hoje é de 35%.
Vacinação
A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da Covid-19, do Ministério da Saúde, emitiu nesta quinta-feira, 15, a Nota Técnica nº 40/2021 recomendando a suspenção da imunização contra a doença em adolescentes de 12 a 17 anos. Para esta faixa etária, por enquanto, continua autorizada a vacinação apenas de pessoas que apresentem deficiência permanente ou comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde informa que segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e, portanto, adotará a nova recomendação.
Hoje a Prefeitura aplicou a 2ª dose da Astrazeneca e da Pfizer para vacinados até 16 de junho. Amanhã, sexta-feira, é a vacinação de 2ª dose da Pfizer para quem tomou a 1ª dose até o dia 17 de junho, de 09h às 16h, na Faculdade UNA - Av. Secretário Divino Padrão, 1.411, Santo Antônio (a pé). Documentos necessários: comprovante de 1ª dose - Pfizer, cartão SUS ou CPF.
Também se vacinam nesta sexta com 2ª dose da Astrazeneca as pessoas de 56 e 57 anos e os profissionais da educação que tomaram a 1ª dose até o dia 17 de junho, também de de 09h às 16h. O público de 56 e 57 anos se vacina nos Centros de Saúde Manoa, São João, Progresso, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia; UBS Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale; e ESFs Catarina, CDI I, Itapua~ II, Esperança, Fazenda Velha, Eldorado, Barreiro e Alvorada. Já profissionais da educação que receberam a 1ª dose até 17 de junho se vacinam no Sesc - com entrada pela rua Prof. Abeylard (a pé) e na Faculdade Atenas - Av. Perimetral, ao lado da Bombril (drive-thru). Documentos necessários: comprovante de 1ª dose - Astrazeneca, cartão SUS ou CPF. Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus