Por Itasat
Após mandar duas partidas na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro voltará a jogar em Belo Horizonte nas rodadas restantes da Série B do Campeonato Brasileiro. Não no Mineirão, mas no Independência. Ainda sonhando com o acesso, a equipe celeste precisará melhorar o aproveitamento como mandante no Horto, já que somou menos da metade dos pontos disputados no estádio.
Desde a reforma do Independência, finalizada em 2012, o Cruzeiro disputou 27 jogos como mandante no novo local. Foram dez vitórias, oito empates e nove derrotas (46,9% de aproveitamento).
As chances de o Cruzeiro conseguir subir são de 1,4%, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG. Com 30 pontos em 24 jogos, a Raposa precisaria mais que dobrar a atual pontuação para terminar a Série B no G4. Com 63 pontos, uma equipe tem 97,7% de chance de acesso. Para isso, o time celeste teria que registrar um aproveitamento de 78,5% até o fim da competição.
Apesar de o Cruzeiro estar 11 jogos invicto na Série B, o excesso de empates prejudica a campanha de recuperação do time: são sete nesta sequência sem perder.
Na Série B, desempenho é ainda pior no Independência
Na reta final da Série B de 2020, a diretoria cruzeirense também transferiu as partidas para o Independência e mandou os cinco últimos duelos no campo do América. Curiosamente, no ano passado, o primeiro jogo da série da Raposa no Horto também foi contra o CSA, adversário no próximo dia 26, pela 26ª rodada. Na ocasião, as equipes empataram por 1 a 1.
Na sequência, o Cruzeiro empatou com Cuiabá (0 a 0), perdeu para Oeste (0 a 1), venceu Operário (2 a 1) e empatou com Náutico (0 a 0). Nos dois últimos compromissos em casa (Operário e Náutico), o time celeste apenas cumpriu tabela, pois não tinha mais chances de subir para a Série A.
Pela edição deste ano da Série B, a Raposa atuou duas vezes no estádio como mandante e empatou com Vitória e Sampaio Corrêa.
No total, o aproveitamento do Cruzeiro como mandante no Independência na Série B é de 38,1%. Em sete jogos, o time obteve uma vitória, cinco empates e uma derrota.
Confira os números do Cruzeiro como mandante na Arena Independência:
Desde 2012 - após a reforma
27 jogos – 10 vitórias, 8 empates e 9 derrotas (46,9% de aproveitamento)
Na Série B
7 jogos – 1 vitória, 5 empates e 1 derrota (38,1% de aproveitamento)