RR MÍDIA 3
Coperlidere
IMUNIZAÇÃO

CPI da Covid quer ouvir ministro da Saúde sobre suspensão da vacinação de jovens

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que não entende o motivo da polêmica sobre a exclusão dos jovens do programa de imunização contra a Covid-19

18/09/2021 09h13
Por:

Por Itasat

Um dia depois do Ministério da Saúde (MS) mudar a orientação no sentido de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades, o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Nésio Fernandes, afirmou que se a pasta não voltar atrás a questão será levada à Justiça.

“A decisão foi tempestiva, foi unilateral, foi inoportuna e atendeu a um pedido do presidente da República de trazer para dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) premissas de lógicas antivacinas. Não é adequado que esta posição persista como posição do Ministério e ela caminhará para uma judicialização caso o Ministério da Saúde não reveja o posicionamento unilateral”, defendeu. 

Nesta sexta-feira (17), técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniram com representantes da farmacêutica Pfizer para tratar da vacinação de adolescentes. Na prática, o encontro serviu para que fossem prestadas informações com o objetivo de embasar a análise de eventuais reações adversas. Isto, pois, a Anvisa mantém o posicionamento, que é diferente do Ministério da Saúde, e considera que não existem indícios que justifiquem a suspensão da vacinação dos jovens sem comorbidades.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga cumpriu a agenda nesta sexta-feira em Natal, no Rio Grande do Norte, e afirmou que não entende o motivo da polêmica sobre a exclusão deste grupo de jovens do programa de imunização contra a Covid-19. Marcelo Queiroga disse que o Reino Unido, que tem um dos maiores sistemas de saúde do mundo, fez a mesma coisa. Ele afirmou também que se trata de “cortina de fumaça desnecessária”. 

Por outro lado, o vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede), declarou que na próxima terça-feira (21), a Comissão de Inquérito irá analisar um requerimento de convocação do ministro Marcelo Queiroga para que ele explique aos parlamentares a suspensão da imunização dos adolescentes sem comorbidades. 

“Nós batemos o requerimento de reconvocação pela terceira vez do senhor Marcelo Queiroga, ministro do Estado de Saúde, na Comissão Parlamentar de Inquérito. Eventos e informações em curso para investigar e cada vez surge mais informações”. As entrevistas foram à CNN Brasil.