Por Itasat
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faz, na manhã desta terça-feira (21), o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos. O evento está marcado para começar às 10h, no horário de Brasília.
Apesar de voltar a dizer que não se vacinou contra a covid-19, em encontro com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, Bolsonaro deve mencionar no discurso o avanço da imunização no Brasil. Ele também deve falar sobre o auxílio emergencial, que ajudou a população a sobreviver durante a pandemia.
O presidente brasileiro pode anunciar ainda a doação de vacinas para países da América Central. Outros assuntos que ele deve comentar são a força do agronegócio do Brasil e algumas ações na área ambiental, como a redução do prazo para o país atingir a meta de neutralidade do carbono.
Desde 1947, o presidente do Brasil é quem abre oficialmente os discursos dos líderes mundiais na ONU. Depois de Bolsonaro, quem fala é o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Bolsonaro é o único dos líderes do G20 a dizer que não tomou a vacina contra a Covid-19.
Antes de discursar na Assembleia Geral da ONU, às 10 horas, Bolsonaro vai se reunir com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. O encontro será às 9h35.