Chama!!!
Sicoob
Ótica santa luzia
Loc moral 3
Rodas
Optima seguros
RR MÍDIA 3
Loc moral
Gráfica
Pontual
RR 2023 02
Patente
Breno
Ramses
Forte vidros
Ótima
Giro Luvas
Quality
Melhoria

Covid-19: especialista comemora redução de casos em Minas, mas reforça importância de prevenção

Cidade de Manga, no Norte de Minas, informou que zerou os casos; mesmo ocorreu em alguns grandes hospitais de BH

22/09/2021 09h51
Por:

Por Itasat

Após a cidade mineira de Manga, no Norte do Estado, anunciar que zerou os casos de covid-19, especialista coloca o pé no freio pedindo cautela, já que a situação, por ser bem dinâmica, tende a causar a falsa sensação de segurança, que pode ser arriscada neste momento ainda de pandemia. A avaliação é feita pelo médico infectologista Estevão Urbano. 

“O número zero hoje pode significar o número 10 ou 20 amanhã. Uma fotografia de hoje é uma fotografia estática, mas essa situação é dinâmica e nós temos que nos assegurar das medidas adequadas de proteção para que essa fotografia não mude completamente em poucos dias ou poucas semanas, e novos casos de internações e óbitos voltem a acontecer.”

Situação parecida pode ser observada em Belo Horizonte onde grandes hospitais, como o Risoleta Neves, recentemente também zeraram casos de covid-19. Urbano ressalta que mesmo com a redução das infecções é preciso observar os cuidados.

“Belo Horizonte tem uma melhora importante do número de casos de óbitos e isso também se reflete em toda região metropolitana, principalmente pela vacinação avançada, mas como a vacinação evita casos graves, mas pode não evitar casos leves, indivíduos vacinados podem ainda se infectar e transmitir, principalmente naquela população que ainda não está totalmente protegida ou por aquela que já esteve protegida mas que já está perdendo um pouco de sua proteção pelo tempo de vacinação. Então as pessoas com a falsa sensação de segurança podem ser as responsáveis pelo repique de casos na região metropolitana, que no segundo momento pode acabar refletindo em hospitais, incluindo o Risoleta Neves. Nós temos que comemorar a melhoria, mas temos que entender que as fotografias são estáticas, representam o momento, e que a dinâmica de circulação viral é muito mais complexa, não podemos relaxar porque se não rapidamente teremos uma recorrência de caso.”