Coperlidere
RR MÍDIA 3
Autorizado novamente

Covid-19: Ministério da Saúde volta a liberar vacinação de adolescentes

Mesmo os que não têm comorbidades poderão ser imunizados

23/09/2021 09h46
Por:

Por Itasat

O Ministério da Saúde voltou atrás e decidiu liberar novamente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a covid-19. Com a decisão, mesmo os que não têm comorbidades poderão ser imunizados.

“Concluímos que os benefícios da vacinação de adolescentes são maiores do que eventuais riscos dos efeitos adversos, então vamos retomar a imunização deste grupo”, informou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, durante uma live na noite desta quarta-feira.

“Todas as linhas de investigação apontam que não há relação entre a vacinação de adolescentes e o óbito de um jovem em São Paulo. Por isso, decidimos que é seguro retomar a imunização de adolescente no Brasil”, completou.

Na última quinta-feira (16), a pasta tinha alegado que um dos motivos para suspender a vacinação nessa faixa etária seria o caso de uma adolescente de 16 anos, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, que morreu uma semana após ser imunizada com a Pfizer.

No dia seguinte, porém, um diagnóstico assinado por 70 especialistas concluiu que a jovem era portadora de uma doença autoimune, grave e rara, conhecida como Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PTT), e que não havia qualquer "relação causal" entre o óbito e a vacina. A análise recebeu o aval da Anvisa na segunda-feira, que classificou os dados como "consistentes e bem documentados".

A pasta também recomendou que os Estados sigam acompanhando casos de adolescentes vacinados para a monitoração de efeitos adversos.