Ótica santa luzia
Sicoob
Loc moral
Forte vidros
Optima seguros
Gráfica
Loc moral 3
Rodas
RR MÍDIA 3
Chama!!!
Pontual
Quality
Breno
Patente
RR 2023 02
Ramses
Giro Luvas
Ótima
referência

Cerest de Sete Lagoas é destaque nacional em plano do Ministério da Saúde

Mais um vez o Cerest de Sete Lagoas é considerado referência nacional pelo Ministério da Saúde

30/09/2021 08h36
Por:

Por Ascom Prefeitura

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Sete Lagoas obteve bons resultados no monitoramento do Plano Nacional de Saúde (2020-2023)*, instrumento balizador para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas e programas do Ministério da Saúde. No primeiro ciclo deste ano, entre 178 unidades municipais e regionais monitoradas, o Cerest local ficou entre as 27 a alcançaram pontuação equivalente à atuação satisfatória. "O Cerest de Sete Lagoas vem trabalhando continuamente prestando apoio pedagógico e desenvolvendo ações de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde dos trabalhadores em seu território", afirma o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.

O trabalho é permanente. No mês de setembro, por exemplo, a unidade promoveu várias ações, entre elas, uma capacitação sobre retorno ao trabalho de pacientes com Síndrome Pós Covid, ministrada pela médica do trabalho do Cerest, Dra. Lúcia Gasperini junto a médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica do Município. "O objetivo foi orientar e sensibilizar esses profissionais para um olhar diferenciado, já que muitas vezes eles retornam às suas atividades mesmo com a incapacidade parcial ou total de exercer determinada função", explica a referência técnica do Cerest, Raila Vasconcelos.

Matriciamentos

Também em setembro tiveram início os matriciamentos em Saúde do Trabalhador para as Unidades Básicas de Saúde do Município. "Os apoios matriciais são um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica em uma unidade de saúde", explica Raila. Esses matriciamentos já vinham ocorrendo ao londo do ano em 32 municípios da área de abrangência e, a partir de setembro até o fim do ano, contemplará as unidades de saúde de Sete Lagoas. As unidades matriciadas em setembro foram os ESFs Monte Carlo, Jardim dos Pequis e Bernardo Valadares.

Cuidando de Quem Cuida

Outra ação envolvendo o Cerest é o projeto "Cuidando de Quem Cuida", uma parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) voltada para os Agentes Comunitários de Saúde. Em setembro a ação ocorreu nos ESFs Nova Cidade e Kwait e abordou a saúde em geral, a exposição aos riscos e os cuidados as serem tomados como uso de EPIs, alimentação saudável, relações interpessoais e saúde mental.

Siderúrgicas

Semanalmente o Cerest também realiza um trabalho educativo nas siderúrgicas do município. "A ação teve início quando identificamos um grande número de acidentes nessas indústrias. Com o objetivo de reduzir essa estatística, promover melhorias e maior segurança aos trabalhadores, a cada semana uma siderúrgica é visitada por um engenheiro do trabalho cedido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), um técnico de Segurança do Trabalho e outro técnico do Cerest", completa a responsável técnida da Epidemiologia municipal. De maio a setembro deste ano, 14 siderúrgicas já foram visitadas pela equipe multidisciplinar, contribuindo para a redução de acidentes de trabalho nesses locais.

*https://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/meta-saude-trabalhador-plano-naional-saude-20202023