Por Itasat
O Atlético enfrenta o Internacional neste sábado (2), às 21h, no Mineirão, pela 23ª rodada da Série A, tentando encerrar um jejum de 23 anos sem vitória sobre o Colorado, no Gigante da Pampulha, em jogos válidos pelo Brasileirão. A última vitória do Galo, em casa, pela competição, foi em 14 de outubro de 1998, quando fez 2 a 0, com gols do centroavante Valdir.
Depois deste jogo, foram seis os confrontos entre os dois clubes, com uma vitória gaúcha e cinco empates, o último deles em 6 de dezembro do ano passado, pela última edição do Campeonato Brasileiro, sendo este o único jogo entre Atlético e Internacional no novo Mineirão. Os cinco anteriores foram entre 2004 e 2009, antes da reforma do estádio para sedias as Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014).
Após a vitória de 1998, o Galo superou o Colorado no Gigante da Pampulha, mas em partidas válidas por outras competições. Em março de 2002, conquistou duas vitórias seguidas, nos dias 28 e 31, a primeira por 2 a 0, pela Copa do Brasil, a outra por 3 a 1, pela Copa Sul-Minas.
No geral, em 33 partidas no Mineirão, são 14 vitórias atleticanas, nove coloradas e dez empates.
Quando se recorre apenas aos confrontos pelo Campeonato Brasileiro, em 23 partidas, o Atlético venceu nove, empatou oito e perdeu seis.
Retrospecto no Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, considerando-se a partir de 1971, são 72 jogos entre os dois clubes, com 22 vitórias do Atlético, 19 empates e 31 triunfos do Internacional.
Na edição de 1971, vencida pelo Galo, o grande time comandado por Telê Santana disputou 14 dos 27 jogos no Mineirão. Foram oito vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, justamente para o Internacional, por 1 a 0, em 9 de dezembro de 1971.
O jogo foi válido pela última rodada do Grupo B das semifinais, que tiveram três quadrangulares em ida e volta. A vitória colorada aconteceu quando o Galo já tinha vencido a chave e garantido a vaga no triangular decisivo.
Na Era dos Pontos Corridos, iniciada em 2003, são 33 partidas e o Colorado tem o dobro de vitórias: 16 a 8. Foram nove empates. O Atlético marcou 37 gols e sofreu 53.
A ficha do jogo
ATLÉTICO
Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Savarino (Eduardo Sasha) e Hulk. Técnico: Cuca
INTERNACIONAL
Daniel; Renzo Saravia, Bruno Méndez, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, Edenilson, Taison e Patrick; Yuri Alberto. Técnico: Diego Aguirre
DATA: 2 de outubro de 2021
HORÁRIO: 21h
ESTÁDIO: Mineirão
CIDADE: Belo Horizonte
MOTIVO: 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
ARBITRAGEM: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa, todos de São Paulo
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)