Por Itasat
O América vive o seu melhor momento no Campeonato Brasileiro. A vitória sobre o Cuiabá, por 2 a 0, na 23ª rodada, fez o time subir mais uma posição na tabela, ocupando agora o 14º lugar, com 27 pontos, quatro a mais que o Bahia, primeiro time no Z-4, com 23 pontos.
Além disso, o triunfo fora de casa foi o sexto jogo de invencibilidade da equipe, que acumula três vitórias (Ceará, Athletico-PR e Cuiabá) e três empates (São Paulo, Corinthians e Flamengo). É a terceira maior sequência invicta do campeonato, ao lado do Fluminense, atrás apenas de Atlético (com 15 jogos sem perder) e Corinthians (com nove jogos sem derrotas).
Os bons resultados das últimas semanas mudaram as perspectivas do América na tabela. Após passar 16 das 23 rodadas disputadas na zona de rebaixamento, o Coelho tem agora somente 18,2% de chances de cair para a Série B, de acordo com o departamento de matemática da UFMG.
Como comparação, a Chapecoense, última colocada, tem 99,50%, enquanto o Bahia, no 17º lugar, tem 46,8%. O Grêmio, que também está no Z-4, tem 47,5% de chances de descenso, porcentagens bem maiores que a do time de Vagner Mancini.
Além disso, as chances de alcançar uma vaga na Sul-Americana aumentaram para 36,8%. O Coelho nunca disputou uma competição internacional na sua história.
Aproveitamento de G-4
Considerando as últimas dez rodadas, o América tem aproveitamento de G-4. Foram quatro vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, o que coloca o time no quarto lugar, atrás de Galo, Internacional e Flamengo, respectivamente.
Fazendo o recorte apenas do returno, o Coelho tem a terceira melhor campanha, com oito pontos conquistados em 12 disputados. Foram duas vitórias, dois empates e nenhuma derrota.
Agenda
Na próxima quarta-feira (6), o América recebe o Palmeiras, no Independência, às 21h30, em busca de mais um bom resultado. Se vencer, e dependendo dos demais resultados, o time de Mancini pode ganhar mais duas posições, se aproximando dos dez primeiros colocados.