Por Itasat
O governo de Minas Gerais não exigirá mais intervalo entre a aplicação das vacinas contra a covid-19 e dos demais imunizantes. A mudança se deu após a publicação de uma nota técnica do Ministério da Saúde, no dia 28 de setembro, que suspendeu o espaçamento de 14 dias entre as vacinas, o que era exigido até então.
A medida foi tomada devido a Campanha Nacional de Multivacinação que começou no dia 1º de outubro e tem como objetivo atualizar a caderneta de imunização das crianças e dos jovens, e aumentar a cobertura vacinal, reduzindo a incidência e contribuindo para o controle e erradicação das doenças imunopreveníveis.
Portanto, adolescentes com idades entre 12 e 15 anos que buscarem a unidade básica de saúde para se imunizar contra o novo coronavírus poderão tomar os outros imunizantes, conforme a necessidade de atualização do cartão de vacina. A alteração não abrange apenas o público-alvo da campanha, mas é válida para todos aqueles que precisam atualizar seu cartão de vacina e podem procurar os postos de vacinação para se imunizar contra a covid-19.
A nova recomendação se estende, ainda, a administração de imunoglobulinas e/ou anticorpos monoclonais, bem como soros heterólogos. A exceção fica por conta de pacientes que tiveram covid-19 e utilizaram, como parte de seu tratamento, anticorpos monoclonais específicos contra o novo coronavírus, plasma convalescente ou imunoglobulina específica contra o coronavírus. Para essas situações deve-se, preferencialmente, aguardar um intervalo de 90 dias para receber uma dose de vacina covid-19.
A campanha de imunização conta com doses de BCG, Rotavírus, Meningocócia C, Pneumocócica 10, Hepatite B, Pentavalente, Pólio Inativada, Pólio Oral, Meningo C, Febre Amarela, Hepatite A, DTP, Varicela, Meningocócica ACWY, HPV, Tríplice Viral, Dupla Adulto, Tríplice Bacteriana Adulto e Gripe.
As vacinas serão aplicadas de acordo com o cartão de vacina de cada criança e adolescente, por isso é fundamental que os pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação.
A campanha vai até o dia 29 de outubro, com reforço no dia 16, no chamando Dia D.