Coperlidere
RR MÍDIA 3
Brasileirão

Dodô minimiza mudanças na defesa do Atlético e fala de jogos nas datas Fifa: 'absurdo'

Para o próximo jogo, contra a Chapecoense, setor defensivo deve perder três titulares

05/10/2021 11h05
Por:

Por Itasat

O Atlético segue a preparação na Cidade do Galo na manhã desta terça-feira (5), visando o confronto diante da Chapecoense, pela 24ª rodada da Série A, nesta quarta-feira (6), às 19h. E o técnico Cuca pode ter até sete desfalques para a partida, sendo três deles no setor defensivo. 

Isso porque o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o zagueiro Junior Alonso estão convocados para as Eliminatórias da Copa do Mundo. Já o lateral-direito Mariano sentiu um problema muscular na virilha e ainda é dúvida.

Mas para Dodô, substituto de Arana, as mudanças que serão necessárias no setor não irão prejudicar o Galo, que possui a melhor defesa do Brasileirão, com apenas 13 gols sofridos, média de 0,59 por partida.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (5), o lateral afirmou que os jogadores que entrarem vão manter o bom desempenho e destacou, também, que toda a equipe está envolvida na marcação, o que faz o time sofrer poucos gols.

"A gente espera que sim [a solidez defensiva continue mesmo com as alterações], até porque o sistema defensivo e o fato de não tomar gols não depende só da linha de defesa né? A gente depende também dos atacantes, que fazem pressão na frente para que sejamos atacados o mínimo possível. É claro que se destaca a linha de quatro [na defesa] e os volantes, quando a gente não sofre gols, mas é um trabalho que depende não só da gente ali atrás, mas do time todo. Então a gente espera manter esse retrospecto de sofrer poucos gols, porque a gente sabe que lá na frente [ataque] tem bastante qualidade para que possamos sair com a vitória", disse.

Calendário brasileiro

Dodô costuma ser bastante participativo nas discussões sobre o futebol brasileiro e mundial. Recentemente, ele comentou nas redes sociais sobre as particularidades dos jogos no país, como o calendário apertado e, consequentemente, com pouco tempo de recuperação para os atletas.

Na entrevista desta terça (5), Dodô falou novamente sobre o assunto, afirmando que o calendário brasileiro deveria seguir o modelo da Europa, questionando ainda sobre a validade da disputa dos estaduais no início de cada ano.

"Vale a pena a discussão sobre disputar os estaduais. Vejo muitas pessoas falando sobre usar um time sub-20 ou sub-23, mas não resolveria tanto, porque o Campeonato Brasileiro começaria em maio da mesma forma, iria até dezembro, é um calendário muito apertado, muito desgastante", disse.

Dodô também comentou sobre a continuidade dos jogos do Brasileirão durante as datas Fifa, para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo. O Atlético, por exemplo, teve neste mês três jogadores convocados: Arana (Brasil), Alonso (Paraguai) e Alan Franco (Equador). Mas, em outras ocasiões, o Galo chegou a ter sete selecionáveis.

Para o lateral, é um "absurdo" que os times façam grandes investimentos e depois não possam contar com os jogadores em várias datas ao longo do ano.

"Você imagina que o Galo fez um investimento grande, para trazer grandes jogadores e muitas vezes durante o ano não pode contar com eles. Isso beira o absurdo, eu diria. Então acho que deveria sim ser estudado um calendário novo para o Brasil e acho que nessas datas Fifa o campeonato não poderia acontecer", completou.