Ótima
RR 2023 02
Pontual
Breno
Patente
Gráfica
Quality
Giro Luvas
Chama!!!
Ótica santa luzia
Sicoob
Ramses
RR MÍDIA 3
Loc moral 3
Forte vidros
Rodas
Optima seguros
Loc moral
oficinas gratuitas

Polo UAB da Fumep e o CAED/UFMG oferecem oficinas gratuitas de tecnologias digitais em Sete Lagoas

O polo UAB da Fumep vai oferecer oficinas gratuitas elaboradoras pela assessoria pedagógica do CAED/UFMG

13/10/2021 11h53
Por:

Por Ascom Prefeitura

Em parceria com o Polo de Apoio Presencial UAB Sete Lagoas da Fumep/Escola Técnica, o Centro de Apoio à Educação à Distância da UFMG vai oferecer três oficinas gratuitas de tecnologias digitais, preferencialmente direcionadas a profissionais da Educação. A iniciativa faz parte do projeto Virtualidades do programa Aproxima-se e as inscrições serão abertas no próximo dia 18.

O Virtualidades objetiva instrumentalizar os envolvidos no uso dos diferentes recursos digitais disponíveis na internet, como o uso de bibliotecas, softwares e museus virtuais, por meio de cursos, oficinas e palestras. Nesta edição, serão oferecidas três oficinas elaboradas pela assessoria pedagógica do CAED/UFMG:

- Objetos Digitais de Aprendizagem com Power Point (programa digital para produção de apresentações);

- Objetos Digitais de Aprendizagem com Canva (programa digital para produção de conteúdos visuais);

- Objetos Digitais de Aprendizagem com Audacity (programa digital para produção de conteúdos de áudio).

Em cada oficina, será abordado o uso das tecnologias em sala de aula, os conceitos básicos dos Objetos Digitais de Aprendizagem e o conceito de REA (Recursos Educacionais Abertos), o que é e como produzir um REA com o recurso tecnológico focalizado.

O objetivo é ajudar o professor a refletir sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula e a aprender a utilizar o recurso com mais eficiência. Cada oficina foi pensada a partir da metodologia da gamificação e está organizada em um pequeno percurso, composto por etapas de conteúdos e atividades. O êxito em uma etapa desbloqueará a etapa seguinte. O desafio final será produzir um objeto digital de aprendizagem utilizando o recurso focalizado.

As oficinas serão ofertadas de maneira simultânea, terão duração de duas semanas e carga horária de 10 horas. A pontuação mínima para certificação é de 60 pontos e a produção do recurso é quesito obrigatório. Cada oficina oferecerá 50 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição.

As inscrições serão via formulário no site do Aproxime-se: https://www.ufmg.br/ead/aproximese/ a partir das 8h do dia 18 até às 17h do dia 22 de outubro. O resultado do processo seletivo será divulgado a partir do dia 29 de outubro. As oficinas serão ofertadas entre 22 de novembro e 6 de dezembro.