Por Itasat
A Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de BH, terá que pagar uma multa de 700 mil dólares ou R$ 4 milhões para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor corresponde a multa que o município teria que arcar caso o projeto de iluminação pública que tramita há meses na Câmara de Vereadores não fosse para a frente. Nessa terça-feira (19), os vereadores enterraram com ampla maioria (8 a 2) o projeto que autorizava a criação de parceria público privada que cuidaria da iluminação pública da cidade.
O secretário de Planejamento de Nova Lima, André Rocha, lamenta o dinheiro que terá que sair dos cofres públicos e também a perda da oportunidade de modernização do sistema. “O projeto que até então não teve custo para o município, porque o compromisso assumido pelo prefeito anterior quando o projeto iniciou-se era de se caminhar até a licitação. Não houve a licitação, o município vai ter que indenizar o BID o custo do projeto. Quem perde com isso é a cidade, que perde a oportunidade da modernização, da melhor implantação da iluminação pública.”
A Itatiaia tentou contato com três dos oito vereadores que foram contra o projeto, Elino Santana, Claudinho da Vale e Viviane Santos não responderam as mensagens e nem atenderam as ligações.