Por Ascom Prefeitura
Moradores e comerciantes dos bairros Santa Luzia, Recanto da Serra e Vila Ipê devem ficar atentos para o mutirão de limpeza e capina que a Prefeitura de Sete Lagoas realiza nesta quinta-feira, 4, e na sexta-feira, 5. A iniciativa já passou pelos bairros São Francisco, Nossa Senhora do Carmo II, Planalto, Alvorada, Manoa, Orozimbo Macedo, Nova Cidade, Belo Vale I e II, Jardim dos Pequis, Verde Vale e Itapuã I e II. O principal objetivo é combater e controlar a proliferação dos vetores da leishmaniose, dengue, culex e caramujo africano.
A Prefeitura promove uma grande mobilização durante os mutirões e, para isso, convoca a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Codesel, Combate à Dengue, Controle do Pernilongo e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Mais de 200 servidores municipais trabalham nas ruas dos bairros, de 08h às 16h. “Desde o início do nosso governo identificamos a necessidade desta ação mais abrangente. A cidade precisava disso, já que o índice de infestação, principalmente do mosquito da dengue, era grande. Foi uma aposta que deu certo, mas precisamos da cooperação de todos para manter a cidade limpa”, pede o prefeito Duílio de Castro.
A ação se concentra em retirada de galhos, materiais orgânicos em geral, garrafas, pneus, entre outros materiais inservíveis em praças, lotes e calçadas. "Por onde o mutirão passou, o resultado foi positivo, pois os moradores colaboraram e entenderam que a limpeza provoca a redução dos vetores e pragas urbanas, como o mosquito da leishmaniose que se reproduz na matéria orgânica - mato, folhas, galhos e fezes", esclarece a coordenadora do Centro de Controle das Zoonoses (CCZ), Patrícia Silveira.
É importante que os moradores dos bairros Santa Luzia, Recanto da Serra e Vila Ipê se antecipem ao mutirão, podando galhos de plantas e árvores de seus lotes, retirando entulhos, recolhendo o lixo e colocando em sacos plásticos no passeio em frente ao imóvel, facilitando assim o trabalho das equipes. Vale lembrar ainda que, a partir de agora, cuidar dos quintais é obrigação do morador e um quintal com acúmulo de lixo e sujeira pode gerar multa de até R$ 3.000,00, de acordo com o Código de Posturas do Município.