Por Ascom Prefeitura
As equipes da Prefeitura de Sete Lagoas e da Codesel se reuniram pouco antes das 8h desta quinta-feira, 4 de novembro, em um ponto estratégico do bairro Santa Luzia, próximo à sede do Detran, para iniciar mais uma etapa do cronograma de mutirão de limpeza. O trabalho envolve dezenas de servidores e é fundamental no combate de várias doenças.
O roteiro inclui também ruas dos bairros Recanto da Serra e Vila Ipê, na mesma região, e a ação está programada também para esta sexta-feira, 5 de novembro. “O mutirão está ocorrendo em toda a cidade e os efeitos positivos são imediatos. Agora, precisamos do apoio do cidadão na manutenção do imóvel limpo. Com isso, vamos evitar muitos casos de doenças”, destacou o prefeito Duílio de Castro.
O mutirão já passou por bairros de grande densidade populacional como Itapuã, São Francisco, Carmo, Alvorada, Planalto, Nova Cidade, Belo Vale, Orozimbo Macedo, Manoa, Jardim dos Pequis e outros. A iniciativa é considerada estratégica pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) neste momento de alerta. “O trabalho é abrangente e chega não só em residências, mas em calçadas, lotes e praças. Temos que reduzir a incidência dos vetores de doenças. Infelizmente, somente este ano já temos 11 casos humanos de leishmaniose e as pessoas devem entender que o controle dessa e outras doenças passa pelo controle da sujeira”, alerta Patrícia Silveira, coordenadora do CCZ.
Moradores e comerciantes devem cooperar retirando dos seus imóveis todo o material que deve ser recolhido e, assim, facilitar o trabalho das equipes. Além de evitar a leishmaniose, o imóvel limpo permite o controle da proliferação de vetores da dengue, culex (pernilongo) e caramujo africano. Vale lembrar ainda que, a partir de agora, cuidar dos quintais é obrigação do morador e um quintal com acúmulo de lixo e sujeira pode gerar multa de até R$ 3.000,00, de acordo com o Código de Posturas do Município.