Por Ascom Prefeitura
Sete Lagoas está inserida na Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil – PrevCov, do Ministério da Saúde, realizada pela Fiocruz. Por isso, na manhã desta segunda-feira, 8 de novembro, uma equipe do laboratório Hermes Pardini esteve na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos recolhendo amostras de sangue de 50 voluntários para realizar exames e identificar a presença de anticorpos da Covid-19. Após a coleta, as amostras serão processadas pela Fiocruz, e um quantitativo será armazenado para compor uma soroteca nacional relacionada à infecção pelo novo coronavírus. Após a realização do exame, os resultados poderão ser consultados pelo próprio participante.
A gerente da Proteção Especial do Município, Fabiane Costa Correa, falou da importância desse tipo de pesquisa. "Fomos um dos municípios escolhidos para participar dessa pesquisa. É importante conhecermos pessoas da nossa cidade que foram contaminadas ou não pelo vírus", lembra. "É um prazer participarmos dessa parceria com o laboratório Hermes Pardini e a Fiocruz. Esses exames de IGM e IGG possuem um custo e estamos fazendo esse trabalho gratuitamente, colocando Sete Lagoas na rota dessa importante pesquisa", corrobora a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Luciene Chaves.
O prefeito Duílio de Castro fez questão de acompanhar os trabalhos. "Nós vamos coletar amostras de várias pessoas para fazer o teste da eficiência da vacina, o chamado IGG. Esses dados serão levados para a Fiocruz e Sete Lagoas se orgulha em participar e contribuir com essa pesquisa", afirmou o prefeito. Quem se voluntariou não se arrependeu. "É um prazer ser voluntário dessa ação de suma importância para o nosso país. Que ela venha a gerar vários frutos", comentou o advogado da Central dos Conselhos de Políticas Sociais do Município, Rafael Silva.
PrevCov
De acordo com o Ministério da Saúde – MS, mapear, com detalhes, a Covid-19 no Brasil é um dos objetivos na Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil – PrevCov. A iniciativa conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde – Opas e outras instituições. A PrevCov é um estudo soroepidemiológico nacional que pode fornecer informações que apoiem a tomada de decisão baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública e nos mostrando a distribuição da Covid-19 e sua dinâmica de transmissão, sinalizando como a doença varia ou variou de acordo com o cenário específico das populações afetadas, e nos diferentes recortes geográficos.