Por Itasat
Instituições que atuam nos setores energético, alimentar e de hotelaria e mineração foram contempladas em uma agenda internacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) do Estado de Minas Gerais em excursão pelo Oriente Médio. À manhã da última quarta-feira (10), representantes do Estado se reuniram na capital do Qatar, Doha, para formalizar o apoio da gestão mineira a um fundo soberano que pretende fortalecer investimentos e negócios em Minas Gerais. A movimentação para internacionalização de oportunidades acontece desde o mês passado, quando a comitiva da Secretaria foi aos Estados Unidos.
De acordo com o secretário à frente da pasta, Fernando Passalio, a formalização de negócios entre Minas Gerais e o fundo soberano do Qatar contribui para iniciar um ciclo de investimentos internacionais a serem celebrados pelo Governo do Estado. “Estamos começando aqui, no Qatar, depois em Dubai e Abu Dhabi, já com a presença do governador Romeu Zema, uma série de prospecções globais para captação de investimentos em áreas estratégicas como energia, mineração, alimentos, hotelaria, e até aeroespacial. Fundos soberanos de Cingapura, Noruega, China e Kuwait também serão inseridos na agenda”, disse à Agência Minas.
Discussões sobre investimentos energéticos, aliás, pautaram parte dos encontros no Oriente Médio. Segundo Passalio, a gestão mineira mira oportunidades junto à NEC Energia – resultante da associação entre a companhia CEI Energética e a Nebras Power Investment Management BV, empresa de investimento em energia do fundo soberano do Qatar.
A NEC será responsável pela operação e pela administração de 18 usinas hidrelétricas no Brasil – na missão internacional, o secretário apresentou os investimentos realizados em Minas Gerais, que lidera o ranking de energia solar distribuída no Brasil.
“Minas Gerais sai na frente, uma vez que agora existe um instrumento que oficializa o apoio do Estado para que possa ser ponto estratégico no Brasil para investimentos da NEC Energia. A participação do Governo é emblemática porque celebra um importante feito e reforça as políticas publicas de desburocratização de entraves, celeridade e segurança jurídica, fomentando o crescimento econômico e a geração de postos de trabalho e renda para nosso estado”, pontuou o secretário.