Forte vidros
Ramses
Breno
Patente
Gráfica
Ótica santa luzia
Rodas
Sicoob
Loc moral 3
Ótima
RR 2023 02
Loc moral
RR MÍDIA 3
Optima seguros
Chama!!!
Giro Luvas
Quality
Pontual
CARGA HORÁRIA

Diretrizes do novo ensino médio devem ser publicadas neste sábado: entenda as mudanças

As mudanças previstas começam pela primeira série do ensino médio

13/11/2021 10h25
Por: Redação

Por Itasat

Com implementação prevista para 2022, as matrizes curriculares do novo ensino médio devem ser divulgadas neste sábado (13). As orientações direcionadas aos gestores educacionais já foram publicadas anteriormente. A nova legislação educacional já estava prevista em lei de 2017 e define uma nova organização do currículo escolar e aumento da carga horária, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. Algumas mudanças já foram implementadas em algumas escolas do país, mas a lei torna obrigatória a implementação em todo elas a partir do próximo ano de forma gradativa.

As mudanças previstas começam pela primeira série do ensino médio. No ano seguinte, atinge a segunda série e, em 2024, as três séries do ensino médio. Entre as principais mudanças estão o aumento da carga horária: a partir de 2022, o ensino médio deve ter, pelo menos, mil horas anuais.

Outra mudança é em relação aos chamados itinerários formativos. Cada estudante vai escolher a área em que deve seguir, de acordo com os interesses e necessidades pessoais. Esses itinerários se dividem em cinco: Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O quinto itinerário prevê a formação técnica e profissional.

No entanto, especialista em educação reclamam por ainda não terem informações concretas sobre a carga horária das disciplinas básicas do novo ensino médio. O professor da faculdade de educação da UFMG, Eduardo Mortimer, explica que a grande dúvida é se as novas disciplinas irão afetar a carga horária das matérias básicas. 

“O currículo está muito inchado. Tem coisas que ninguém sabe o que é exatamente, projeto de vida eletivas e formação para o trabalho, por exemplo, então essas coisas todas entram competindo com disciplinas básicas, tirando carga horária das disciplinas básicas, com isso então eu acho que tem uma redução inevitável para carga horária disciplinas básicas que vai traduzir uma insegurança muito grande para o professor. Sem as matrizes curriculares não tem como o professor saber qual é a carga horária que lhe espera. A reforma do ensino médio está introduzindo uma série de novidades que a gente não sabe como serão introduzidas nas escolas. Estamos vivendo um período de muita insegurança”, contou Mortimer. 

Por outro lado, a superintendente de políticas pedagógicas da Secretaria do Estado de Educação, Ester Barbosa, tranquiliza a categoria de professores, já que está prevista para este sábado (13) a divulgação da composição do novo currículo pelo ensino médio reformulado. “A Secretaria de Estado de Educação ofertou um curso, por meio da plataforma da escola de formação com diversos webinários, falando sobre o novo ensino médio, informando a mudança de carga horária que será promovida por esse novo formato em cumprimento da lei federal, ainda essa semana com previsão de amanhã serão publicadas as matrizes curriculares do novo ensino médio. As matrizes para o primeiro ano, porque segundo e terceiro manterão as matrizes anteriores, uma vez que o novo ensino médio será forma gradativa como foi informado. A partir da publicação dessas matrizes as escolas vão começar a se organizar para a distribuição das aulas. Então a previsão é que não haja grandes impactos na vida funcional do professor, o que vai mudar é o formato pedagógico para os estudantes”, explicou.