Por Itasat
Atropelado pelo Vitória neste domingo (14), o Cruzeiro deixou o gramado do Barradão, em Salvador, sofrendo goleada por 3 a 0 no confronto válido pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado, inclusive, foi o 10º revés da Raposa na atual edição da divisão de acesso.
Entrevistado após o jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo não escondeu o descontentamento com a péssima noite de sua equipe e também destacou que, para retornar à elite do futebol brasileiro, o time celeste terá que mudar completamente o pensamento e também apostar num planejamento mais qualificado.
"É o time que eu encontrei na 19ª colocação, na zona de rebaixamento e, se jogasse desta forma aí, fatalmente seria rebaixado para a terceira divisão. Houve um relaxamento natural, de ter mantido o time na segunda divisão. É muito pouco achar que manter o Cruzeiro é muito bom; é muito ruim. Em momento algum ficamos entre as quatro (primeiras) equipes. O Cruzeiro tem que pensar em grandes coisas, grandes conquistas", destacou Luxa.
"Temos que melhorar a postura da equipe para os dois jogos finais. Foi vergonhoso ver como a equipe se comportou. Vamos começar a preparar a temporada seguinte para poder fazer um Cruzeiro diferente, acima de tudo com jogadores que pensem de uma maneira de levar o clube para a primeira divisão e é isso que vamos buscar", acrescentou.
Perguntado sobre como será o planejamento para a próxima temporada, o comandante do Cruzeiro, que deve permanecer no clube, destacou que o caminho já está traçado.
"2022 já está projetado. A análise foi feita desde o primeiro dia que cheguei aqui, pensando em levar o Cruzeiro para a primeira divisão. A motivação é vestir uma camisa tão nobre como a do Cruzeiro; isso já basta. Temos que fazer um trabalho com calma e tranquilidade. Hoje foi um jogo atípico. Se analisar esse jogo, tem que mandar eu e todo mundo embora. Temos que ter calma e tranquilidade, num processo muito inteligente e coerente para que a gente cometa o mínimo possível de erros", finalizou.
Na próxima sexta-feira (20), a Raposa volta a campo e encara o Sampaio Corrêa, a partir de 21h30 (de Brasília), no Maranhão. Com 46 pontos, os mineiros ocupam a 11ª; o adversário, por sua vez, tem a mesma pontuação e está em 10º.