Por Itasat
O acidente grave que matou quarto e feriu cinco pessoas na madrugada desta sexta-feira entra para o histórico de tragédias no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, corredor com o maior tráfego de veículos da capital mineira. A tragédia desta sexta envolveu uma van e um caminhão na altura do bairro Alto Caiçaras, região Noroeste, antes da chegada ao viaduto da avenida Carlos Luz.
As vítimas são o motorista da van identificado como Domingos Gonçalves Pereira, de 72 anos, e duas mulheres: Rosângela de Fátima Vieira Duarte, de 63 anos, e Irene Saraiva Aguiar, de 76. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a quarta vítima, de 63 anos, morreu a caminho do hospital e ainda não foi identificada.
Somente neste mês pelo menos três acidentes graves foram registrados na via. No dia 11, um ônibus da linha 8151 (Estação São Gabriel/BH Shopping) atingiu uma mureta e um carro, no bairro São Francisco, na região da Pampulha, e tombou. O acidente aconteceu sobre o viaduto São Francisco, no sentido Rio de Janeiro. Por sorte, ninguém se feriu.
No dia seguinte, um caminhão-tanque tombou pouco antes do viaduto da avenida Cristiano Machado e fechou a pista por horas. Ninguém se feriu.
Acidentes sem vítimas são raros no Anel Rodoviário, como mostra histórico de tragédias na via.
Em janeiro de 2011, cinco pessoas, incluindo uma criança de 2 anos, morreram após uma carreta desgovernada atingir 15 veículos na pista, no sentido Vitória, na região do Betânia.
Em julho do ano seguinte outra tragédia envolvendo carreta na mesma região. O motorista perdeu o controle da direção e arrastou dez veículos. O condutor da carreta morreu.
Em maio de 2015, também na região do Betânia, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas após uma carreta com 22 toneladas de minério de ferro bater em dez automóveis.
No mesmo trecho, uma batida entre uma van, um caminhão e dois veículos de passeio matou duas pessoas e deixou outras duas feridas em janeiro de 2016.
Em setembro de 2017, um caminhão descontrolado, carregado com minério, bateu em seis carros e explodiu. Três pessoas perderam a vida e 11 morreram.