Por Redação
Neste sábado (20), às 17h, Athletico-PR do zagueiro de Sete Lagoas, Thiago Heleno e Red Bull Bragantino disputam no Centenário a final da Sul-Americana 2021. O Furacão pode ser bicampeão.
Pela TV, os torcedores poderão assistir à partida apenas pela Conmebol TV, canal por assinatura disponível nas operadoras Claro TV e Sky, que custa R$ 39,90.
A produção do canal é do Grupo Bandeirantes. Tanto é que a narração ficará a cargo do narrador da Bandsports, Napoleão Almeida.
A equipe paranaense foi campeã da edição de 2018, enquanto o time do interior paulista, turbinado pelo investimento da gigante de bebidas energéticas, busca a inédita conquista internacional.
Na decisão há três anos, o Athletico superou o Junior Barranquilla, da Colômbia, em duas partidas, ida e volta. Ainda não era final em jogo único.
Tanto no primeiro duelo, em Barranquilla, quanto no confronto da Arena da Baixada, deu empate por 1 a 1, com o Furacão levando a melhor na disputa por pênaltis: 4 a 3.
Fizeram parte daquele time e, portanto, podem ser bicampeões o goleiro Santos, os zagueiros Thiago Heleno e Zé Ivaldo, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo e o atacante Nikão.
Como as equipes chegaram à final da Sul-Americana
Campeão em 2018, Nikão ajudou a levar o Athletico-PR a mais uma decisão da Sul-Americana (Divulgação/Conmebol Sul-Americana).
O Athletico Paranaense se classificou para a final da Copa Sul-Americana após eliminar o gigante uruguaio Peñarol com duas vitórias: 2 a 1 na ida, no Campeón del Siglo (gols de Terans e Pedro Rocha), e 2 a 0 na volta, na Arena da Baixada (Nikão e Pedro Rocha novamente).
Já o Red Bull Bragantino avançou à decisão após despachar o Libertad, do Paraguai, igualmente com dois triunfos: 2 a 0 em Bragança Paulista (gols de Ytalo e Arthur) e 3 a 1 no Defensores del Chaco (Cuello duas vezes e Arthur marcaram na volta para o Massa Bruta).
Retrospecto recente e desempenho dos times
Nos confrontos diretos pelo Brasileirão deste ano, deu Athletico-PR 2 a 0 no duelo do segundo turno, em Bragança, e empate por 2 a 2 no primeiro turno, na Arena da Baixada.
Atualmente, o Red Bull Bragantino ocupa uma melhor posição na tabela da Série A. Está em quarto lugar, com 52 pontos, contra 41 do Furacão, que é só o 13º colocado.
Por outro lado, os paranaenses estão na final da Copa do Brasil. Decide o título em dezembro, contra o Atlético-MG. Nesse torneio, o Bragantino caiu ainda na Terceira Fase, eliminado pelo Fluminense.
Escalações e demais informações sobre a final:
Athletico-PR:
Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nico Hernández; Marcinho, Erick (Christian), Léo Cittadini e Abner; Nikão, Kayzer e Terans. Técnico. Alberto Valentim.
Provável Red Bull Bragantino
Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Edimar (Luan Cândido); Jadsom, Lucas Evangelista (Eric Ramires) e Praxedes; Artur, Cuello (Helinho) e Ytalo. Técnico. Maurício Barbieri.
Quando: sábado (20), às 17h (de Brasília)
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai
Onde assistir: Conmebol TV
Arbitragem de campo: Andrés Matonte apita, auxiliado por Martin Soppi e Carlos Barreiro (todos do Uruguai).
VAR: Leodan González, que substitui Andrés Cunha, suspenso pela Conmebol