Por Itasat
Balanço atualizado pela BHTrans na manhã desta quinta-feira mostra que poucos ônibus estão circulando em Belo Horizonte, contrariando decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que determinou que o Sindicato dos Rodoviários de BH garanta o funcionamento mínimo de 60% da frota. Conforme o balanço, 30% os ônibus estão circulando.
Conforme o levantamento, a estação Venda Nova não tinha realizado nenhuma viagem até às 7h. No terminal Barreiro, apenas 1% das viagens foi executada. No entanto, a reportagem da Itatiaia verificou que a estação está fechada.
Na noite dessa quarta-feira (2), o TRT determinou que o sindicato da categoria garanta o funcionamento mínimo de 60% da frota de ônibus circulando na capital mineira.
A decisão é do desembargador Fernando Rios Neto, vice-presidente do Tribunal, que acatou, parcialmente, a um pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH). Os rodoviários marcaram uma nova paralisação a partir de 0h de quinta. A multa por descumprimento da decisão é de R$ 50 mil.
Na semana passada, quando decisão igual foi tomada pelo TRT, a determinação não foi seguida pela categoria.
Acompanhamento da operação do transporte coletivo:
Sinal de aviso % de viagens realizadas em relação às viagens programadas:
•Da 0h às 7h: 28,8%
•Faixa das 6h às 7h: 30%
Situação da operação do transporte coletivo das viagens realizadas em relação às programadas (6h às 7h).
Estações
Barreiro:1%
Diamante:7%
José Cândido:75%
Pampulha:7%
São Gabriel:40%
São José:14%
Venda Nova:0%
Vilarinho:25%
Demais Linhas:42%