Coperlidere
RR MÍDIA 3
simulação

Defesa Civil promove ações para o aumento da autoproteção do cidadão no período chuvoso

A COMPDEC realizou ações no fim de semana como preparativo para salvar vida em situações de risco

07/12/2021 08h47
Por: Redação

Por Ascom Prefeitura

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Sete Lagoas promoveu, neste fim de semana, mais dois eventos, em parceria com os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil e de outros municípios da região, para garantir mais segurança aos cidadãos durante o período onde existe o risco de alagamentos provocados por fortes chuvas.

No sábado, 4, foi realizado o treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros para os Núcleos de Alerta de Chuvas (NAC), que são um tipo de Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) com foco na autoproteção em situações de desastres do período chuvoso e em outros sinistros. “Os NAC/NUPDEC são formados por pessoas que moram em áreas de risco, com grande probabilidade de desastres. Também participaram do treinamento alguns membros de COMPDECs de cidades da região”, explica Sérgio Andrade, coordenador da Defesa Civil de Sete Lagoas. 

Este primeiro evento contou com as seguintes oficinas: saída emergencial de veículos em enchentes, salvamento de pessoas em águas rápidas com o saco de arremesso para resgate aquático, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos. Além de integrantes de Sete Lagoas, o treinamento teve a participação de Matozinhos e Jequitibá.

No domingo, 5, foi realizado um simulado de fechamento de vias em locais sujeitos a enchentes e inundações no município, como em um trecho da Av. Perimetral, no bairro Luxemburgo, e da Av. Secretário Divino Padrão, no bairro Santo Antônio. Além da COMPDEC de Sete Lagoas, o evento contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, das COMPDEC de Funilândia, Jequitibá, Matozinhos e Cachoeira da Prata, da Polícia Militar, da CEDEC-MG, do SAMU, da Guarda Civil Municipal e da Prefeitura de Sete Lagoas.

“As atividades realizadas reforçam a importância da prevenção e preparação para os desastres e da participação de todos os membros da sociedade na atividade de Proteção e Defesa Civil, visando a maior resiliência da sociedade mineira perante os desastres”, avalia Sérgio Andrade.