Por Itasat
O América terminou o Campeonato Brasileiro na oitava posição, com 53, garantindo uma vaga inédita para a Copa Libertadores de 2022. Na última rodada, bateu o São Paulo, por 2 a 0 no Independência, com dois gols do atacante Ademir, o grande nome da equipe na temporada. Após o jogo histórico, o técnico Marquinhos Santos falou sobre a sua chegada ao clube e exaltou o feito do time alviverde.
“O Salum foi muito firme quando disse que me trouxe por convicção [...] E hoje nós fomos premiados com essa conquista de vaga e entramos para a eternidade na história do América, e isso ninguém tira mais. Dos 11 jogos que eu fiz, foram seis vitórias, três empates e duas derrotas. Então era merecimento", afirmou.
Marquinhos Santos foi anunciado pelo Coelho no dia 18 de outubro, após o técnico Mancini ter deixado a equipe para assumir o Grêmio. O novo comandante do América tinha sido demitido, naquele mesmo dia, do Juventude.
Logo na sua estreia, venceu o Santos, fora de casa, por 2 a 0. Naquela época, o principal objetivo do Coelho era garantir a permanência na Série A.
Mas o técnico conseguiu dar sequência ao trabalhos dos seus antecessores - Lisca e Mancini - e conquistou mais vitórias. Superou também o Fortaleza, o Sport, o Grêmio, a Chapecoense e, por último, o São Paulo. Todos esses triunfos fizeram o Coelho mudar o seu foco na competição, que passou a ser uma vaga em um torneio internacional. Ao final das 38 rodadas, a recompensa foi maior: a disputa da Libertadores, principal competição do continente.
"Mais uma fase que vamos ter que passar"
Como terminou o Brasileirão no oitavo lugar, o América terá que encarar duas fases preliminares do torneio, a chamada "pré-libertadores".
Os jogos, de mata-mata, são disputados em ida e volta. Alguns clubes tradicionais do cenário Sul-Americano já estão garantidos nessa etapa, como o Estudiantes (Argentina), o Atlético Nacional (Colômbia) e o Guaraní (Paraguai).
Sobre a disputa, o técnico Marquinhos Santos destacou que será mais um desafio para o clube, mas que assim como as outras conquistas do Coelho, essa poderá ser alcançada com "trabalho e dedicação".
“A pré-libertadores é só mais uma fase da Libertadores que vamos ter que passar. E para a nação americana as coisas sempre são mais difíceis, sempre foi com muito trabalho, muito empenho e dedicação que as coisas vieram. As grandes conquistas vieram com esse perfil. E agora não vai ser diferente. E chego aqui com esse pensamento", completou.