RR MÍDIA 3
Coperlidere
CHUVAS EM MINAS

Defesa Civil aguarda prefeituras para liberar verba para cidades atingidas por chuvas

Governo do Estado já decretou situação de emergência em 31 municípios por causa de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra

11/12/2021 08h35
Por: Redação

Por Itasat

A Defesa Civil Nacional aguarda que as prefeituras de cidades mineiras atingidas por chuvas formalizem o pedido de recursos à entidade para enviar ajuda para minimizar os efeitos do desastre.  

Desde o início da semana, municípios das regiões do Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Norte de Minas contabilizam os prejuízos causados pelos temporais. 

Duas pessoas morreram - uma criança de dois anos na cidade de Pescador e um homem de 48 anos em Engenheiro Caldas devido a soterramentos. Desde o início do período chuvoso, são cinco mortos. Outras dezenas ficaram desalojadas ou desabrigadas. 

Além disso, pontes ficaram destruídas, deixando comunidades inteiras isoladas, uma estrada foi interditada no Vale do Jequitinhonha pela queda de barreiras, ruas, avenidas e casas ficaram alagadas depois que o nível de rios e córregos subiu em todas essas regiões. 

De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil, o coronel Alexandre Lucas, o órgão está em plantão 24 horas para auxiliar os municípios em questões de logística. 

"Estamos com plantão 24 horas para receber demandas eventuais para questões logísticas, para emprego de caminhões, aeronaves do governo federal, caso haja necessidade", explica. 

A Defesa Civil Nacional também enviou um técnico para auxiliar o Governo do Estado para formalizar os pedidos que devem ser enviados ao órgão do governo federal. Segundo ele, há recursos disponíveis no órgão para serem utilizados imediatamente, assim que as cidades cumprirem os pré-requisitos exigidos por lei. 

"O governo federal tem recursos disponíveis. O que precisa é que os municípios apresentem seus planos de trabalho no processo de reconhecimento que o Estado já nos enviou", afirma Lucas. 

Situação de emergência

O governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em 31 cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial, as recentes chuvas causaram diversos desastres, como inundações, enxurradas, alagamentos, além de provocar diversos danos e prejuízos a pessoas desalojadas e desabrigadas. O reconhecimento serve para agilizar a liberação de verbas para que os municípios possam receber ajudada imediata. 

Zema visitou, nesta sexta-feira (10), as cidades de Águas Formosas e Machacalis, também atingidas pelas chuvas, para verificar as ações de socorro realizadas nos municípios. 

Entre as cidades colocadas em situação de emergência está Palmópolis, onde 100 pessoas ficaram desabrigadas e cerca de 1.500 ficaram ilhadas na zona rural, sem energia elétrica, abastecimento de água e acesso à internet.