RR MÍDIA 3
Coperlidere
Copa do Brasil

Atlético x Athletico-PR: Equipes se enfrentam neste domingo (12), às 17h30, no Gigante da Pampulha

Já a partida de volta será na quarta-feira (15), na Arena da Baixada, em Curitiba

12/12/2021 09h05Atualizado há 3 anos
Por: Redação

Por Itasat

Após a conquista do Campeonato Brasileiro, o Atlético entra em campo neste domingo (12), contra o Athletico-PR, em busca do seu terceiro título na temporada 2021. As equipes se enfrentam no Mineirão, às 17h30, no jogo de ida da final da Copa do Brasil. 

Já a partida de volta será na quarta-feira (15), na Arena da Baixada, em Curitiba.

Galo e Furacão lutam pelo bicampeonato do mata-mata nacional: o time mineiro foi campeão em 2014, sobre o Cruzeiro, enquanto o Athletico-PR ficou com o título em 2019, quando bateu o Internacional na decisão.

Outra coincidência é que as equipes disputam a final da Copa do Brasil depois de terem comemorado outros títulos nas últimas semanas: o Atlético foi campeão Brasileiro e o Furacão levantou a taça da Copa Sul-Americana.

Caminho até a final

Para chegar à decisão da Copa do Brasil pela terceira vez na sua história, o Galo precisou superar o Remo (terceira fase), Bahia (oitavas), Fluminense (quartas) e, por último, o Fortaleza, na semifinal.

O Athletico-PR, que também estreou na terceira fase da competição, eliminou Avaí, Atlético-GO, Santos e Flamengo.

Retrospecto

O histórico de duelos entre Galo e Furacão é equilibrado. Ao todo, foram 60 partidas oficiais, com 27 vitórias dos mineiros contra 21 dos paranaenses. 

Na temporada 2021, as equipes se enfrentaram duas vezes no Brasileirão, ambas com vitória do Atlético: 2 a 0 no primeiro turno, em Belo Horizonte e 1 a 0 no returno, na Arena da Baixada.

Briga pela artilharia

Hulk e Renato Kayzer são as grandes armas ofensivas de Galo e Furacão. E os dois lutam também pela artilharia da Copa do Brasil.

O atacante alvinegro, que também foi o maior goleador do Brasileirão, tem seis gols na competição e lidera a disputa. Na sequência, com quatro gols, está Kayzer.

Dúvidas

Do lado do Atlético, o técnico Cuca ainda tem dúvidas em duas posições. Na zaga, Igor Rabello deve ser o substituto de Nathan Silva, que não pode entrar em campo por já ter disputado a Copa do Brasil pelo Atlético-GO. Réver, que vinha sendo o escolhido, ainda se recupera de lesão.

No ataque, Diego Costa deve voltar ao time titular, formando trio com Hulk e Keno.

Já o técnico Alberto Valentim, do Furacão, tem uma incerteza no ataque. Renato Kayzer vinha se recuperando de lesão e ainda não está confirmado para o jogo.

No entanto, o atacante treinou nesse sábado (11), em Curitiba, antes do embarque para BH, e dá indícios de que deve atuar no Mineirão. Caso comece o jogo no banco, o escolhido deve ser Pedro Rocha.

FICHA DO JOGO

ATLÉTICO

Éverson, Mariano, Igor Rabello (Rever), Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho; Keno, Hulk e Diego Costa (Nacho). Técnico: Cuca

ATHLETICO-PR

Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nico Hernández; Marcinho, Erick, Léo Cittadini e Abner Vinicius; Nikão, David Terans e Kayzer (Pedro Rocha). Técnico: Alberto Valentim

Motivo: Primeira partida da final da Copa do Brasil

Data: 12 de dezembro, domingo, às 17h30

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)

VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)