Coperlidere
RR MÍDIA 3
Coronavírus

Minas Gerais tem novo caso suspeito de Omicron, diz Ministério da Saúde

Segundo o MS, o Brasil já possui 8 casos confirmados da nova cepa

13/12/2021 09h40
Por: Redação

Por Itasat

O Ministério da Saúde informou, neste domingo (12), que Minas Gerais investiga um caso suspeito da variante ômicron da Covid-19. Segundo o MS, o país já possui 8 casos confirmados da nova cepa, mas nenhum em Minas Gerais até o momento. 

Além do caso suspeito no Estado, o órgão investiga mais dois casos da nova variante em Goiás e um em São Paulo. 

Procurado, o Ministério da Saúde não detalhou nenhuma informação sobre o possível paciente contaminado em Minas Gerais, como cidade de residência. O novo caso suspeito no Estado entrou nos registros do órgão apenas no boletim do último sábado (11). 

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o governo de Minas para saber mais informações sobre a investigação no Estado e aguarda um posicionamento. No início do mês, a Secretaria de Estado de Saúde já havia descartado a suspeita de que uma viajante, recém chegada do Congo, na África, diagnosticada com Covid, tivesse sido infectada pela variante ômicron.

Ômicron no Brasil 

De acordo com o balanço do Ministério da Saúde deste domingo (12), mais dois casos da nova cepa foram registrados no país - um em São Paulo e outro no Rio Grande do Sul. 

Atualmente, o Estado com mais casos da cepa ômicron é São Paulo, com 4 diagnósticos positivos. Na sequência vêm: Distrito Federal e Rio Grande do Sul, todos com 2 casos cada.

Segundo dados preliminares da Organização Mundial da Saúde (OMS), a nova variante pode ser mais transmissível que a delta, que, atualmente, é a cepa responsável pela maior parte das infecções no mundo.  

Ainda de acordo com a OMS, as pesquisas levam a crer que a ômicron, apesar de apresentar sintomas leves a moderados, escape da imunização das vacinas. Na última semana, a Pfizer/BioNTech divulgou que apenas um esquema vacinal com três doses do imunizante seria eficaz contra a nova variante. 

Pelo menos 63 países já confirmaram casos da ômicron no mundo.