Por Itasat
Ainda neste mês de dezembro deve ser publicado o edital para licitação da Rodoviária de Belo Horizonte, cujo leilão está previsto para fevereiro. A ideia é que uma empresa administre o Terminal a partir de março de 2022, conforme explica Gabriel Fajardo, subsecretário de transportes e mobilidade de Minas Gerais.
"O objetivo é que o futuro administrador opere tanto a Rodoviária quanto os terminais e estações de transferências do transporte metropolitano, sem aumento de tarifa e com os usuários contando com a requalificação dos terminais e estações", explica.
Além disso, também é prevista "a disponibilização de Wi-Fi gratuito nos seis primeiros meses e pintura, reformas e reestruturação dos equipamentos nos 18 primeiros meses de contrato".
Mineirinho
Um edital que já está lançado é o da concessão do Mineirinho, que tem leilão previsto para o dia 28 de janeiro. A chefe do núcleo de estruturação de projetos da secretaria, Fernanda Gonçalves da Silva, detalha que o projeto prevê investimentos de R$ 48 milhões nos dois primeiros anos.
"Para nós, é muito importante, sobretudo a recuperação estrutural, investimentos no entorno, iluminação. Além disso, ao longo de toda a execução do contrato, temos previsão de mais de R$ 132 milhões a serem gastos por essa futura concessionária para manutenção e operação do equipamento", prossegue.
"Esperamos que a população seja a mais beneficiada desse processo, por meio da revitalização desse importante ativo público, com a retomada de eventos e serviços do nosso ginásio. A proposta é que a gente possa, a partir do projeto de concessão, atrair investimentos", completa.