RR MÍDIA 3
Coperlidere
Anvisa autorizou

Secretário de Saúde de Minas prevê vacina para crianças em janeiro, apesar de impasse

'Mesmo com o discurso, eu acho que a compra irá acontecer", disse Baccheretti

21/12/2021 10h59
Por: Redação

Por Itasat

Apesar do impasse imposto pelo Ministério da Saúde, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, está otimista que a vacinação contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos terá início em janeiro de 2022. A aplicação do imunizante da Pfizer para o grupo foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Uma pena a discussão de um tema tão fácil desse, o meio científico já falou dos benefícios da vacinação contra covid-19 em crianças. O estado está atento em conversas com Ministério da Saúde. Apesar do discurso eu acredito que a compra irá acontecer. Essas vacinas chegando em janeiro a gente começa a vacinação", disse Baccheretti em entrevista à Globo Minas.

Impasse

A autorização da Anvisa para uso da vacina da Pfizer em crianças de cinco a 11 anos foi concedida na última quinta-feira (16). Horas depois, no entanto, o Ministério da Saúde pregou cautela para liberar a imunização do grupo. Conforme o ministro Marcelo Queiroga, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Pasta analisa o tema. 

Uma decisão deverá ser anunciada em 5 de janeiro. "Queremos discutir esse assunto de maneira aprofundada, porque isso não é um assunto consensual. Há aqueles que defendem há os que defendem de maneira entusiástica, há os que são contra, então a gente tem que discutir", disse Queiroga. 

Mesmo com aval da Anvisa, cabe ao governo federal fazer a compra das vacinas pediátricas contra covid e decidir sobre sua inclusão no Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacinação de crianças encontra respaldo nas evidências apresentadas até aqui pela Pfizer, que passaram por escrutínio de diferentes agências reguladoras internacionais.