Por Itasat
Diversas cidades do Norte de Minas estão debaixo d’água por conta das fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias, incluindo a manhã desta terça-feira (28).
Famílias estão ilhadas e desabrigadas em municípios como Montes Claros, Rio Pardo de Minas, Janaúba e Salinas.
Montes Claros
Em Montes Claros, durante a madrugada, o telhado de uma casa caiu sobre um muro e sobre dois cães. Os animais morreram.
Chove forte desde a tarde de ontem no município.
Rio Pardo de Minas
Em Rio Pardo de Minas, houve novo transbordamento do Rio Preto, que corta a cidade. No último sábado (25), o rio transbordou.
Ao menos 30 comunidades estão ilhadas, segundo informações iniciais do Corpo de Bombeiros.
Foram enviados reforços das cidades de Montes Claros, Janaúba, Araçuaí e Diamantina.
Janaúba
A Prefeitura de Janaúba decretou situação de emergência por conta dos temporais na cidade.
Os prejuízos ainda são contabilizados pelas corporações municipais.
Salinas
O cenário também não é diferente em Salinas. Vários bairros estão alagados e famílias estão ilhadas por conta da água que toma conta de muitas ruas e avenidas da cidade.
O Rio Salinas transbordou em alguns pontos, alagando casas e deixando oito famílias desalojadas. Cinco delas estão em residências de familiares e outras três em centros comunitários.
Ocorrências de risco de inundação, alagamentos e desmoronamento foram registradas nos bairros Santo Expedito, Progresso, Casa Blanca, Centro, São Fidélis, Vista Alegre, Santa Mônica. Uma pessoa foi resgatada ao ficar ilhada no bairro Nova Esperança.
A Passarela da Alegria, no centro de Salinas, alagou. A Defesa Civil trabalha no local para realizar a interdição da via e também de sua orla, que se encontram no leito do rio.
O Corpo de Bombeiros informou que, apesar dos danos, não há óbitos até às 8h35 desta manhã.
Na última sexta-feira (24), a Prefeitura de Salinas se reuniu com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Polícia Militar e Guarda Municipal), juntamente com representantes da sociedade civil e os secretários das pastas de Agricultura e Meio Ambiente, Trânsito e Transporte, e Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, para uma reunião, com o objetivo de criar um conselho deliberativo para discutir medidas de contingência e prevenção aos impactos da chuva.
Em qualquer situação emergencial, a população deve ligar imediatamente para a Defesa Civil, no 199 ou nos canais (38) 99808 -2274 e (38) 3841 – 4388; bem como para o Corpo de Bombeiros no 193 e a Polícia Militar no 190.