RR MÍDIA 3
Coperlidere
INUSITADO

'Chuva' de peixes atinge cidade nos EUA e intriga moradores: entenda o fenômeno

O fenômeno foi divulgado pela prefeitura local em um post no Facebook

03/01/2022 10h29
Por: Redação

Por Itasat

Os moradores da cidade norte-americana de Texarkana, no Texas, relataram na última quarta-feira (29), terem presenciado uma cena bastante inusitada durante uma 'chuva'. Eles viram pequenos peixes caindo do céu durante alguns minutos.

O fenômeno foi divulgado pela prefeitura local em um post no Facebook. “2021 está entregando todos os seus truques… incluindo chover peixes em Texarkana hoje. E não, isso não é uma piada", diz a postagem.

De acordo com a prefeitura de Texarkana, o fenômeno "ocorre quando pequenos animais aquáticos como sapos, caranguejos e peixes pequenos são arrastados por trombas ou correntes de ar que ocorrem na superfície da Terra".

Segundo o site da People, os animais não voadores podem viajar quilômetros em uma nuvem após serem varridos por uma tempestade. A nuvem libera muita água, despejando no solo os seres vivos arrastados pela tromba d'água ou corrente de ar.

Em entrevista à emissora norte-americana WCIA, James Audirsch, um trabalhador de uma concessionária de carros usados de Texarkana, relatou que ele e um colega de trabalho viram os peixes caindo após ouvirem um barulho alto de tempestade.

“Houve um forte estrondo de trovão e quando abrimos a porta, olhei para fora, estava chovendo muito forte e um peixe atingiu o chão. Então eu disse: 'Está chovendo peixe!'... peixes estavam caindo aqui e em toda parte", recorda.

Alguns dos animais tinham de 10 a 12 centímetros de comprimento e pareciam ser da espécie bass branco (Morone chrysops), segundo a emissora. Em 2017, peixes também foram vistos caindo em uma escola primária na Califórnia, na cidade de Oroville.  

Em um site especializado, o professor assistente da West Texas A&M University (EUA), Christopher S. Baird, conta que as "chuvas de peixes" são raras e normalmente são caudadas por tornados. Isso porque quando eles atravessam corpos d’água, são formados trombas que sugam a água de um lago ou do oceano junto a peixes e outras criaturas aquáticas.

“Os peixes são sugados pelo vórtice do tornado e depois soprados nas nuvens até que a velocidade do vento diminua o suficiente para deixá-los cair de volta ao solo, talvez a quilômetros de distância de onde começaram”, explica Baird.

Existem outros vários registros anteriores de “chuvas” de animais como cobras, caranguejos e até mesmo um tornado de vermes, que atingiu Hoboken, em Nova Jersey, em março de 2021.